Presidente do Ibama rebate Lula: ‘Não faria o que faço se não gostasse de pressão’ LULA X AGOSTINHO

Presidente do Ibama rebate Lula: ‘Não faria o que faço se não gostasse de pressão’


O embate entre Lula (PT) e o presidente do Ibama continua. Nesta quarta-feira (12), o mandatário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, Rodrigo Agostinho, afirmou estar habituado à “pressão”.

Tudo começou quando Lula cobrou a falta de aval para a exploração de petróleo na Foz do Amazonas: “É um lenga-lenga, parece contra o governo”. A pressão por essa liberação ocorre no meio político e é uma demanda, por exemplo, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), eleito para o cargo no início deste mês.

“Isso é normal. Se eu não gostasse de pressão, não estaria fazendo o que faço. Preciso também ser justo. O presidente nunca me pressionou para isso, mas, de tempos em tempos, surgem empreendimentos emblemáticos que geram cobranças da sociedade. Vejo isso com muita naturalidade”, disse o presidente do Ibama ao jornal O Globo.

LEIA MAIS: Governo Lula: Desaprovação atinge mais de 50%, segurança preocupa

Lula chama situação de lenga-lenga

“Não é que vou mandar explorar, eu quero que seja explorado (…). O que não dá é ficar nesse lenga-lenga. O Ibama é um órgão do governo e está parecendo que é contra o governo”, afirmou Lula anteriormente.

Dessa forma, o presidente afirmou que, provavelmente ainda nesta semana, a Casa Civil se reunirá com o Ibama para discutir a autorização à Petrobras para pesquisas de exploração de petróleo na região.

Por outro lado, Agostinho disse que ainda não foi avisado sobre uma nova reunião, mas destacou que o Ibama tem mantido encontros frequentes com a Casa Civil para tratar desse e de outros temas.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Compartilhar:

Relacionados