Conversas estão em andamento desde 2024 e busca diminuir crescimento do CV pelo Brasil e expansão nas Américas
O estado do Rio de Janeiro, por meio de sua Secretaria Estadual de Segurança Pública, está negociando com o governo dos Estados Unidos um acordo para que o Comando Vermelho (CV) seja reconhecido como uma organização criminosa internacional.
Leia Mais: Com “Ainda Estou Aqui”, familiares de 82 desaparecidos buscam novas certidões de óbito
Aliás, com isso, os dois países poderão cooperar no combate à facção e na prisão de criminosos, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Segundo o jornal Extra, documentos já indicam a participação do Serviço de Segurança Diplomática (DSS, na sigla em inglês) nas negociações. Essa cooperação remonta ao ano passado, pois o CV tem recrutado comparsas nos EUA. Além disso, informações de inteligência apontam que traficantes da facção se aliaram a criminosos de cartéis da América do Sul para levar drogas aos Estados Unidos.
VEJA TAMBÉM: Marina, do MST, avalia desafios, conquistas na Alerj e projeta futuro
Contudo, o reconhecimento do Comando Vermelho, portanto, como uma Organização Criminosa Transnacional (TCO, na sigla em inglês) permitirá que outras agências do governo americano, como a Drug Enforcement Administration (DEA) e a Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF), também atuem no combate à facção.
Todavia, ainda de acordo com o documento, a cooperação, uma vez assinada, valerá por quatro anos (48 meses), sendo revisada anualmente. Procurado, o Consulado dos Estados Unidos no Rio não se pronunciou sobre a negociação do acordo entre as partes.