Alerta fiscal: risco de recessão e endividamento pressionam contas do governo Foto: Republicanos

Alerta fiscal: risco de recessão e endividamento pressionam contas do governo

Mara Luquet e Evandro Éboli analisam o dilema de conter a dívida pública sem estrangular as famílias e os programas sociais

00:00
  • O governo tem dívida bruta acima de 80 % do PIB, em meio a queda nos lucros corporativos e risco de recessão.
  • Jornalistas Mara Luquet e Evandro Éboli, no Café do MyNews, destacaram recorde de endividamento e inadimplência das famílias.
  • A escalada dos juros do financiamento imobiliário está restringindo crédito e encarecendo o custo de vida.
  • Programas como o Desenrola dão alívio imediato, mas não corrigem distorções estruturais de renda e tarifas de juros.

A deterioração dos indicadores econômicos acendeu o sinal de alerta no país. Durante o Café do MyNews, os jornalistas Mara Luquet e Evandro Éboli analisaram a pressão sobre o orçamento público. A dívida bruta do governo permanece acima de 80% do PIB, em um cenário de lucros corporativos em queda e ameaça real de recessão. Para os debatedores, a equipe econômica enfrenta o desafio urgente de apresentar medidas críveis de ajuste fiscal.

O principal foco de preocupação recai sobre a vulnerabilidade financeira da população. O endividamento e a inadimplência das famílias atingiram patamares recordes nos últimos meses. Além disso, a escalada nos juros do financiamento imobiliário restringe o crédito e encarece o custo de vida. Mara Luquet destacou que programas como o Desenrola trazem alívio imediato, mas não resolvem distorções estruturais de renda e de tarifas de juros futuros.

Diante desse impasse, o Palácio do Planalto precisa definir onde fará cortes sem penalizar a base social. Conforme pontuou Evandro Éboli, qualquer medida drástica de corte em benefícios pode soar como contradição às promessas de campanha. A preservação de programas essenciais, como o Bolsa Família, é considerada estratégica para sustentar o consumo regional e evitar um colapso social mais amplo. O governo precisará calibrar receitas e despesas com extrema habilidade política.

Relacionados