Após projeção, Glauber será cabo eleitoral da esquerda no país Foto: Evandro Éboli/MyNews

Após projeção, Glauber será cabo eleitoral da esquerda no país

Tamanho do texto:

Parlamentar do PSOL participou do Café do MyNews

O deputado federal pelo Rio de Janeiro, Glauber Rocha (PSOL), causou repercussão em Brasília ao enfrentar um processo de cassação de seu mandato. O episódio teve início quando o parlamentar passou a criticar o chamado orçamento secreto e a fazer ataques diretos ao então presidente da Câmara, Arthur Lira.

A partir disso, foi aberta uma ação no Conselho de Ética por uma suposta agressão do psolista contra um militante.

Com apoio de parlamentares da esquerda, Glauber conseguiu evitar a cassação, mas acabou punido com uma suspensão de seis meses do mandato na Câmara dos Deputados. Durante esse período, a vaga será ocupada pela suplente Heloísa Helena, da Rede, nome conhecido da política nacional.

Em participação no Café do MyNews, com Mara Luquet e Evandro Éboli, o deputado falou sobre sua trajetória recente, a circulação pelo Brasil e o fortalecimento da esquerda, já com foco nas eleições de 2026.

“Até o dia 23 de dezembro, estou no Rio de Janeiro, fazendo as conversas necessárias e organizando as coisas em um momento estruturalmente difícil que vamos enfrentar. Apesar de termos celebrado a suspensão, já que eles davam como certa a cassação, trata-se de uma pena injusta. De um dia para o outro, todas as pessoas do gabinete foram exoneradas”, falou o parlamentar.

+ Flamengo e Vasco unem Castro e Paes que anunciam ponto facultativo no dia de finais

“Tínhamos um planejamento de percorrer os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro em 100 reuniões públicas. Já havíamos realizado nove dessas reuniões, mas ainda faltava uma grande parte. Agora, precisamos readequar esse calendário. Estou aqui organizando tudo e, depois disso, vou com meu pai passar o Natal com a família da Samy, meu sogro, minha sogra e o pequenininho, nosso filho Hugo. Vou parar alguns dias neste fim de ano, porque estou trabalhando mais como deputado suspenso do que no exercício do mandato. Também precisamos recuperar as energias”, prosseguiu com sua opinião.

Ainda de acordo com Glauber, o próximo passo será definir um novo planejamento político. “Vou fazer essa discussão ainda hoje, inclusive com você, Mara, sobre a retomada das viagens pelos municípios do estado do Rio de Janeiro e também sobre a construção de uma agenda nacional de apoio a candidaturas de esquerda espalhadas pelo Brasil. São candidaturas que, muitas vezes, sofrem perseguições, restrições, problemas políticos e ataques violentos por parte da extrema-direita”, disse.

O deputado afirmou ainda que pretende organizar polos e núcleos para fortalecer a luta contra a extrema-direita agora e também no ano eleitoral de 2026. Ele destacou a experiência adquirida durante o processo de tentativa de cassação. “Em um mês e 18 dias, percorri os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, com plenárias públicas, organizando núcleos de resistência e de apoio ao mandato”, relatou.

“Todo esse acúmulo, com certeza, será utilizado nesses próximos seis meses, não somente no estado do Rio de Janeiro, mas também em outros estados brasileiros, onde possamos fortalecer essa atuação”, concluiu o deputado do PSOL.

Veja o Café do MyNews com Glauber Braga, do PSOL

Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.

Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados