Tecnologia

Analista do Google prevê aceleração de ecossistema de startups em 2021

Enquanto setores tradicionais da economia sofreram com a pandemia do Covid-19, o ambiente digital trouxe oportunidades para inovação.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma análise feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mostrou que no segundo trimestre de 2020, 75% das startups foram impactadas negativamente pela pandemia. Com queda de receita, perda de clientes e até mesmo demissões, apenas 25% cresceram dentro desse cenário e foram se ajustando ao longo do ano.

A crise aconteceu após um ano recorde para o mercado das startups brasileiras. Segundo a Associação Brasileira de Startups, o país fechou 2019 com 12 empresas de inovação avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares. O investimentos nas empresas também atingiu valor recorde de 2,3 bilhões a mais que em 2018. Até outubro de 2020, o número já era de 2,5 bilhões de dólares captados por startups.

O diretor do Google for Startups para América Latina, André Barrence, avalia que o crescimento foi grande para um ano de crise e arrisca alguns possíveis motivos para esse aumento.

“Os fundos de investimentos já haviam sido captados para investir em startups nos anos anteriores. Eles apostaram e reinvestiram para que as empresas tivessem fôlego financeiro para passar por esse período de adaptação dentro de cada modelo de negócio, de produtos”, afirma.

Outra questão apontada por Barrence é que os investidores enxergaram que alguns habitos se consolidaram durante a pandemia.

“Haviam startups já bem posicionadas que precisavam desta ingestão de capital para conseguirem acelerar sua trajetória de crescimento. Outro ponto tem a ver com a questão mais macroeconômica: a questão cambial. O capital de fora, investido no Brasil, teve um redimento maior em função da relação dólar e real”, diz Barrence.

Para 2021, Barrence tem uma visão bem otimista. “Quem passou por 2020, saiu muito mais forte como empreendedor e como startup. Todo mundo testou sua capacidade de anti-fragilidade e isso traz para 2021 uma perspectiva que é de voltar a tracionar crescimento, e de fato, consolidar essa aceleração de ecossistema de startups no Brasil. Já em janeiro vimos a continuidade da atividade de investiimento sendo captado por startups, de maneira bastante expressiva”.

Relacionadas
CONJUNTURA
Diversos fatores influenciam o aumento dos preços dos combustíveis, em especial a política de paridade com o mercado internacional e a variação cambial
Alta nos preços
Nas refinarias, litro da gasolina terá alta de 7,04%, enquanto diesel sobe 9,15%
DEMISSÃO COLETIVA
Após governo liderar uma manobra para ampliar teto de gastos, secretários pediram demissão. Ministério da Economia diz que saídas ocorrem por motivos pessoais
ABRAPP
Questões como poupança futura, plano de previdência e qualidade de vida na terceira idade deveriam ser prioridade. Economizar para o futuro deveria ser assunto da juventude
JUDICIALIZAÇÃO
O sindicato pede liminar urgente para que a negociação da Reman seja paralisada imediatamente, a fim de evitar prejuízo aos cofres públicos
ABRAPP
Entre os assuntos de destaque do 42º Congresso Brasileiro de Previdência Privada estão questões relacionadas a investimentos sustentáveis, novos modelos de negócio e planos familiares
Inscreva-se na newsletter

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.