Os juros foram para 2,75% ao ano; taxa estava em 2% ao ano desde agosto de 2020
por Fernanda Oening em 17/03/21 20:47
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica de juros da economia em 0,75 ponto percentual, nesta quarta-feira (17). Com este resultado, a Selic passou de 2% para 2,75% ao ano, é o primeiro aumento na taxa desde 2015.
O BC deixou em aberto a possibilidade de um novo aumento, na próxima reunião, que deve acontecer em 45 dias. Se realmente ocorrer, os juros básicos da economia saltarão para 3,5% ao ano, o maior desde maio de 2020, quando chegou a 3,75%.
Os juros estavam no patamar mínimo, de 2% ao ano, desde agosto de 2020. Desde então aconteceram quatro reuniões do Copom, sem alterações na Selic.
Eduardo Mira, analista CNPI e especialista em renda variável da Me Poupe!, em entrevista ao Dinheiro na Conta, falou sobre a alta da taxa, que segundo ele, já era esperada. “O Brasil não é um país seguro para ter taxa de juros, taxa básica da economia de país desenvolvido, porque, infelizmente, não somos um país desenvolvido. A taxa só caiu tanto porque o Ministro da Economia, Paulo Guedes, queria economizar no pagamento de juros. É normal que o Copom venha para dar esse impacto e trazer mais dinheiro do exterior.”
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR