Internacional

RISCO NUCLEAR

Putin coloca arsenal nuclear da Rússia em alerta

O presidente russo Vladimir Putin declarou que a Rússia colocou em alerta o seu arsenal nuclear. A notícia foi recebida com receio pela política internacional, que teme um possível desastre nuclear de grandes proporções.

por Suzana Souza em 01/03/22 11:56

Presidente da Rússia Vladimir Putin. Foto: Dimitro Sevastopol (Pixabay)

O presidente da Rússia Vladimir Putin colocou o arsenal nuclear do país em alerta. A notícia foi recebida com receio pelas instituições internacionais, que temem um desastre ainda maior do que o já visto nas terras ucranianas. 

Não se sabe ao certo quantas armas nucleares estão em posse do país russo, visto que o assunto é segredo nacional, no entanto há estimativas que apontam que a Rússia possui cerca de 6 mil ogivas nucleares, onde 4 mil são de arsenal ativo e o restante em desmantelamento. 

Para o professor de relações internacionais e criador do podcast Petit Jornal, Tanguy Baghdadi, as chances de um conflito nuclear são baixas, apesar de preocupantes. 

“O que é importante saber é que uma arma nuclear é capaz de fazer com que São Petesburgo e Moscou vire um grande estacionamento porque não sobra nada. Nesse ponto eu acredito em uma certa racionalidade até do Putin, porque existem certos limites que ele não vai ultrapassar. Pelo menos eu acredito”, declarou em entrevista ao Segunda Chamada do MyNews da segunda-feira (28). 

LEIA TAMBÉM:

Segundo o professor, o significado de colocar o arsenal nuclear do país em alerta tem a ver com a busca por uma resposta rápida caso a Rússia seja atacada. 

“Esse alerta quer dizer é que caso a Rússia seja atacada a resposta será imediata. Quando a gente fala em ataque nuclear a gente não está falando nunca ou pelo menos a gente espera assim, que alguém ataque primeiro. Mas o que a Rússia está dizendo é ‘Não tentem atacar a Rússia porque a Rússia vai ser capaz de responder antes mesmo de um míssil nuclear atingir o território'”, explicou. 

Segundo a Federação dos Cientistas Americanos (FAS, da sigla em inglês) o arsenal russo ao lado do arsenal norte-americano representa 90% das ogivas nucleares do mundo. Ou seja, assim como no cenário da Guerra Fria pós Segunda Guerra Mundial, ambos os países têm alto poder nuclear.

Sanções econômicas

Fortes sanções econômicas foram anunciadas contra a Rússia. Ainda na quinta-feira (24), data do início da invasão à Ucrânia, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden anunciou um pacote de restrições voltadas ao país russo. 

O pacote inclui limitação de negócios feitos em diversas moedas, limitação da capacidade de financiamento das forças armadas russas e bloqueio dos ativos de grandes bancos russos.

Democrata Joe Biden, presidente dos EUA, anunciou sanções contra Rússia na quinta-feira (24). Foto: Gage Skidmore (Domínio Público).

Posteriormente, a Rússia também foi banida da Swift, rede internacional de pagamentos bancários. As sanções econômicas têm sido a maneira do resto do mundo tentar barrar o conflito no país.

“Eu acho que  ponto agora é uma questão de tempo e essa parte a gente não tem como prever ainda. A intenção do Putin sempre foi ganhar a guerra da Ucrânia muito rapidamente. A gente viu que em um dia ele já tinha chegado muito próximo das principais cidades do país. E no segundo dia já tinha expectativa de conseguir tomar a capital”, afirmou Tanguy. 

Segundo ele, a Rússia deve tentar correr contra o tempo para atingir o objetivo de dominar o país ucraniano, em busca de menores consequências econômicas. 

“Se ele conseguir tomar [a capital da Ucrânia] no oitavo dia, no décimo dia [de conflito], ele consegue colocar todo mundo na mesa a tempo de não sofrer tanto assim com as sanções econômicas”, contou.

Confira na íntegra a edição do Segunda Chamada da segunda-feira (28):

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR