O presidente da Câmara se reúne nesta terça-feira com gestores locais
por Juliana Braga em 02/03/21 11:52
O presidente da Câmara, Arthur Lira, se reúne hoje na residência oficial com governadores de diversos partidos. Lira tenta apagar o desgaste da semana passada, quando acreditou ter fôlego para aprovar uma PEC que blindaria os deputados de futuras prisões. Mas, com o movimento, pode acabar trazendo para o seu colo uma crise com solução muito além da sua capacidade.
Lira reproduz um comportamento de seu antecessor, Rodrigo Maia. Toda vez que a temperatura entre Bolsonaro e os gestores locais chegava próxima à ebulição, Rodrigo chamava-os à mesa para colocar água na fervura. Funcionava para ele porque o parlamentar fluminense tinha um lado, o dos governadores. E, ainda assim, por pouco tempo. Logo a panela começava a esquentar de novo.
No Planalto, o movimento de Lira é visto com certa desconfiança. Um auxiliar de Bolsonaro diz que o presidente sabe estar “dormindo com o inimigo”, mas espera lealdade do aliado que ajudou a chegar ao comando da Câmara. Suas declarações serão observadas com bastante atenção.
Do lado dos governadores, a expectativa também não é das mais altas. Há uma pauta a ser negociada com o Congresso que passa desde a manutenção do auxílio emergencial até uma agenda de investimentos para a retomada da economia. Espera-se também a criação de regras claras para o estabelecimento de lockdown, mas no fundo os governadores sabem que pouco pode ser feito sem a participação do governo federal.
Ainda assim, é um esforço em meio ao avanço do coronavírus, que já matou mais de 250 mil brasileiros, enquanto políticos apontam os dedos entre si.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR