Brasil registra piora da saúde mental durante pandemia Fadiga de Zoom
  • du
  • 21 de abril de 2021
  • 0 comentários
  • Cultura

Brasil registra piora da saúde mental durante pandemia


Uma pesquisa da IPSOS para o Fórum Econômico Mundial, divulgada na última semana, mostrou que o Brasil está em quinto lugar na piora da saúde mental da população desde que começou a pandemia da Covid-19. A pesquisa abrangeu 30 países e 53% dos entrevistados afirmaram estar pior do que antes da pandemia.

Depressão, ansiedade e o esgotamento, também conhecido como Síndrome de Burnout, são os campeões de registros nos consultórios terapêuticos. O distúrbio psíquico, que vem com o esgotamento físico e mental intenso, está diretamente ligado à vida profissional.

Com a pandemia, muita gente está trabalhando em home office, dividindo seu dia com os afazeres domésticos. O trabalho invadiu a casa e a casa invadiu o trabalho. A exaustão mental causada pelo excesso de vida digital, já tem até nome: “fadiga do Zoom”. Ela vem do aumento de videoconferências.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) relatou que 69,3% dos profissionais associados voltaram a atender pacientes que já estavam de alta e dos pacientes que ainda estavam em tratamento, 82,9% tiveram sintomas agravados.

A plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal, Zenklub, cresceu com a pandemia. “Passamos de 5 mil consultas por mês, para mais de 50 mil. Trabalhávamos com 12 empresas no ano passado e agora temos cerca de 300. Houve um aumento de clientes, empresas e profissionais pela importância da saúde emocional na nossa sociedade no momento atual e também pela democratização dos serviços de saúde digitais”, diz Rui Brandão, CEO da ZenKlub.

Compartilhar:

Relacionados