Fadiga de Zoom

Brasil registra piora da saúde mental durante pandemia

O trabalho invadiu a casa e a casa invadiu o trabalho. A exaustão mental causada pelo excesso de vida digital já tem até nome: “fadiga do Zoom”
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma pesquisa da IPSOS para o Fórum Econômico Mundial, divulgada na última semana, mostrou que o Brasil está em quinto lugar na piora da saúde mental da população desde que começou a pandemia da Covid-19. A pesquisa abrangeu 30 países e 53% dos entrevistados afirmaram estar pior do que antes da pandemia.


Depressão, ansiedade e o esgotamento, também conhecido como Síndrome de Burnout, são os campeões de registros nos consultórios terapêuticos. O distúrbio psíquico, que vem com o esgotamento físico e mental intenso, está diretamente ligado à vida profissional.


Com a pandemia, muita gente está trabalhando em home office, dividindo seu dia com os afazeres domésticos. O trabalho invadiu a casa e a casa invadiu o trabalho. A exaustão mental causada pelo excesso de vida digital, já tem até nome: “fadiga do Zoom”. Ela vem do aumento de videoconferências.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) relatou que 69,3% dos profissionais associados voltaram a atender pacientes que já estavam de alta e dos pacientes que ainda estavam em tratamento, 82,9% tiveram sintomas agravados.


A plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal, Zenklub, cresceu com a pandemia. “Passamos de 5 mil consultas por mês, para mais de 50 mil. Trabalhávamos com 12 empresas no ano passado e agora temos cerca de 300. Houve um aumento de clientes, empresas e profissionais pela importância da saúde emocional na nossa sociedade no momento atual e também pela democratização dos serviços de saúde digitais”, diz Rui Brandão, CEO da ZenKlub.

Inscreva-se na newsletter
Relacionadas
Pandemia
Além do Distrito Federal, pelo menos mais 16 capitais brasileiras presenciaram as manifestações populares.
Pandemia
Os pesquisadores afirmam que o termo ‘onda’ é controverso, pois parte do pressuposto de que o país passou por fases claramente distintas de ocorrência de casos e óbitos
Toque de recolher
As determinações começaram a valer a partir das 19h desta sexta-feira, (18)
Quinta Chamada
Neurocientista Suzana Herculano destaca que fuga de cérebros é influenciada por falta de recursos e bolsas não permitem “vida independente”
Geopolítica
Felipe Loureiro destaca que encontro entre o presidente dos EUA e Vladimir Putin pode aparar arestas na relação entre as duas potências nucleares
IMPORTAÇÃO EXCEPCIONAL
A autorização é para quantidades reduzidas de doses da vacina, permitindo o monitoramento e a ação imediata da Agência

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.