Paciente infectado pela covid-19 sendo transferido para o Hospital de Campanha de Santarém (PA). Foto: Pedro Guerreiro (Ag. Pará).
Escalada da pandemia
Estimativa da Universidade de Washington prevê, no cenário mais otimista, 507 mil mortos no país até 1º de julho
Um estudo conduzido pelo Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, estima que o Brasil terá 100 mil mortos pelo coronavírus somente no mês de abril. O país vive o pior momento da pandemia, com mais de 330 mil mortos, sendo 2.747 na média móvel dos últimos sete dias.

A projeção da universidade norte-americana leva em consideração diferentes cenários. No mais otimista, 95% da população utiliza a máscara da maneira adequada e, ainda assim, o país chegará a 507 mil vítimas da doença até 1º de julho. No mais pessimista, no qual se considerou a disseminação das variantes brasileira e sul-africana, bem como o amplo deslocamento de quem ainda não foi vacinado, o total de mortos na pandemia até o final do 1º semestre será de 595.521.
O estudo concebeu três diferentes conjunturas sobre a pandemia no Brasil, que variam de acordo com a adoção ou não de medidas profiláticas. São elas:


