Apesar de terem sua principal atuação nas redes sociais, atualmente os influenciadores digitais já extrapolaram os limites da internet
por Redação em 25/01/23 12:09
Whindersson Nunes, comediante e influenciador digital (Foto: redes sociais)
O termo ‘influenciador digital’ já não é novidade para a maioria das pessoas. Mas, para quem não está em dia com as tendências da atualidade, vale saber que um influenciador digital é uma pessoa que usa sua experiência em um determinado assunto para passar conhecimentos às pessoas interessadas naquele tema por meio de plataformas digitais. Apesar de terem sua principal atuação nas redes sociais, atualmente os influenciadores digitais já extrapolaram os limites da internet e espalharam sua área de atuação para diversos setores.
O alcance dos influencers
Hoje em dia, os influencers (termo em inglês) estão presentes até mesmo em plataformas de investimentos conhecidas como social trading, onde compartilham suas estratégias de negociação, que podem ser copiadas por seus seguidores ao negociarem ações, forex, criptomoedas e outros ativos financeiros. Isso permite aos usuários investir enquanto aprendem com traders de sucesso, que recebem para terem suas estratégias de investimento copiadas.
No mundo corporativo, os influenciadores digitais usam seu alcance para alavancar negócios próprios ou de parceiros, emprestando sua imagem e prestígio para promover produtos e serviços através de estratégias de marketing digital. Camila Coutinho começou com um blog sobre moda em 2006 e hoje tem mais de 3 milhões de seguidores no Instagram. Em 2020, lançou uma linha de produtos para os cabelos, mercado altamente concorrido, mas que, segundo ela própria, vai indo muito bem.
Os influenciadores chegaram também à TV, com participação em programas de auditório, talk-shows e reality shows, bem como ao cinema, atuando ao lado de atores famosos em produções para a telona. Prova disso é o humorista e influenciador Whindersson Nunes, que tem alcance de mais de 78 milhões de pessoas e já participou tanto do reality show A Fazenda, da TV Record, quanto de filmes para o cinema, tais como Os Parças e Os Parças 2, onde contracena com atores consagrados como Tom Cavalcante e Oscar Magrini.
Como surgiram
Os primeiros influenciadores digitais surgiram no início dos anos 2000 na rede social Orkut, muito usada no Brasil naquela época. Muitos começaram meio sem querer, incorporando cada vez mais seguidores devido às postagens que atraíam o interesse do público. Não demorou muito para eles perceberem que a autoridade que transmitiam ao falar de suas especialidades gerava muita credibilidade em seus seguidores, tornando-os leais às suas opiniões.
Essa influência exercida sobre os seguidores torna os influenciadores digitais perfeitos para ações de marketing. O domínio que eles conseguem passar sobre alguns assuntos pode ser usado para direcionar sua audiência a consumir determinados produtos ou serviços que eles mesmos forneçam ou que sejam fornecidos por pessoas ou empresas a eles associados.
As redes sociais que vieram depois, tais como Facebook, Instagram e YouTube, e que estão ativas até os dias de hoje, trouxeram ferramentas que facilitaram a apresentação desses conhecimentos, tais como:
– streaming de vídeo;
– podcasts;
– lojas virtuais;
– notificação de novas postagens.
Quantos são?
Estimativas apontam que existem em torno de 500 mil influenciadores digitais no Brasil, levando em conta apenas aqueles com mais de 10 mil seguidores nas redes sociais. Se incluirmos aqueles com quantidades de seguidores abaixo desse limite, o total pode chegar à casa dos milhões.
Por outro lado, estudos mostram que 52% dos internautas brasileiros são seguidores de pelo menos um influenciador digital. Se você já segue algum, então está incluído nesse número. Caso contrário, pode estar certo de que um dia ainda fará parte dessas estatísticas.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR