Lava de vulcão nas Ilhas Canárias chega ao mar e libera gases tóxicos ERUPÇÃO
  • du
  • 29 de setembro de 2021
  • 0 comentários
  • Cultura

Lava de vulcão nas Ilhas Canárias chega ao mar e libera gases tóxicos


A nuvem de gases tóxicos produzidos pelo contato da lava do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias, com o mar, por enquanto, está restrita à região, segundo o Instituto Geográfico Nacional das Ilhas Canárias (IGN). A lava chegou ao oceano no nono dia de erupção. O material vulcânico do Cumbre Vieja que chegou ao mar formou uma espécie de pirâmide com mais de 50 metros de altura, segundo o Instituto Espanhol de Oceanografia.

Imagens da Rádio y Televisión Canaria (RTVC), feitas de um navio do Instituto Espanhol de Oceanografia Ramón Margalef, mostram a lava caindo no oceano de uma altura de cerca de cem metros, na praia de El Guirre, e colunas de vapor subindo. Esses gases podem ser tóxicos para os olhos, pulmões e pele. A erupção chegou a ter um intervalo na última segunda-feira (27), mas foi retomada com mais força e se movendo com maior velocidade.

Lava do vulcão Cumbre Vieja chega ao mar
Lava do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, cai de uma altura de cerca de cem metros no oceano/Imagem: Reprodução/RTVC

Segundo informações da RTVC, o diretor do Plano de Emergência Vulcânica das Canárias (Pevolca), Rubén Fernández, disse que estão mantidas as medidas de evacuação dos moradores e uma zona de proibição de navegação de duas milhas. As autoridades observam as condições meteorológicas para avaliar se permitirão aos agricultores regarem suas plantações e também a retirada de pertences pessoais nas áreas mais distantes da região que está isolada.

Aproximadamente 700 residências foram afetadas até agora, além da devastação de áreas agricultáveis na região. O governo da Espanha declarou a região de La Palma zona de catástrofe e aprovou recursos de 10,5 milhões de euros para ajudar a região neste momento com itens de primeira necessidade e também para abrigar as pessoas desalojadas. Também será necessário reconstruir a infraestrutura local (estradas, fornecimento de água, energia, reconstrução de moradias, entre outros danos provocados pela erupção).

Imagens da RTVC mostram a lava do vulcão Cumbre Vieja caindo no oceano de uma altura de cerca de 100 metros

Relacionados