Exame Nacional do Ensino Médio

Saiba como consultar os resultados do Enem 2020

Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio terão acesso aos resultados nesta segunda-feira a partir das 18h
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Está prevista para esta segunda-feira (29) a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem). As notas e desempenhos dos candidatos estarão disponíveis a partir das 18h no site enem.inep.gov.br, e também no aplicativo Enem Inep disponível no Google Play (para dispositivos Android) e na App Store (para iOS).

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, serão publicados os boletins de desempenho das seguintes versões do Enem:

  • impressas (primeira e segunda aplicação);
  • digital;
  • PPL (para pessoas privadas de liberdade).
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), instituído em 1998 para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), instituído em 1998 para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Foto: Divulgação (MEC).

Os candidatos terão acesso às notas individuais nas diferentes áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias

A nota da redação também estará disponível. O Inep informou que irá divulgar quantos candidatos obtiveram nota máxima na redação (mil), e quantos tiraram zero.

Já quem realizou o exame apenas para treinar, só poderá consultar os resultados a partir de 28 de maio.

Saiba como consultar os resultados do Enem 2020

Se você prestou o exame e quer ter acesso ao boletim de desempenho, basta acessar a página do participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/). Em seguida, digite o seu login único do governo federal. Se não lembra da senha, siga o passo a passo para recuperação:

  • informe o CPF;
  • clique em avançar e, em seguida, em “esqueci minha senha”;
  • escolha uma das formas de recuperar o acesso à conta (validação facial, celular, e-mail ou internet banking);
  • aguarde o envio do código de verificação;
  • gere uma nova senha.

Cada candidato só consegue ter acesso ao próprio resultado. O site não fornece as notas gerais de todos os candidatos de maneira pública.

As provas do Enem 2020, versão impressa, foram realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Pela primeira vez, o Inep realizou o Enem Digital, com aplicação em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Já o Enem PPL ocorreu nos dias 23 e 24 de fevereiro, mesma data da reaplicação do exame. 

Enem dá acesso à educação superior no Brasil e em algumas universidades de Portugal.
Enem dá acesso à educação superior no Brasil e em algumas universidades de Portugal. Foto: Mateus Figueiredo (Flickr).

As notas individuais do Enem podem ser usadas para acesso à educação superior, no Brasil e em instituições de Portugal, e também em programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante.

Os participantes podem ter mais informações sobre os programas que permitem o ingresso na educação superior no portal do Ministério da Educação

O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas.

Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. 

Inscreva-se na newsletter
Relacionadas
Quinta Chamada
Neurocientista Suzana Herculano destaca que fuga de cérebros é influenciada por falta de recursos e bolsas não permitem “vida independente”
Geopolítica
Felipe Loureiro destaca que encontro entre o presidente dos EUA e Vladimir Putin pode aparar arestas na relação entre as duas potências nucleares
IMPORTAÇÃO EXCEPCIONAL
A autorização é para quantidades reduzidas de doses da vacina, permitindo o monitoramento e a ação imediata da Agência
Fórum internacional
Coalizão de países mais ricos do mundo reuniu-se no Reino Unido e emitiu comunicado em defesa do multilateralismo
Colonialismo
Berlim e Paris reconheceram sua responsabilidade na morte de milhões de africanos no século XX
VACINA
Seis estados e o Distrito Federal optaram por aguardar a decisão da Anvisa sobre o uso emergencial da vacina russa contra a Covid-19

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.