Presidente do Congresso condenou atitude de deputados e senadores bolsonaristas e pediu serenidade neste momento
O presidente do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre (União-AP), criticou o movimento dos bolsonaristas de ocuparem as Mesas Diretoras de trabalho da Câmara e do Senado. Deputados e senadores aliados de Jair Bolsonaro obstruíram a realização dos trabalhos nesta terça-feira em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente, decretada ontem por Alexandre de Moraes, do STF.
Esses parlamentares ocuparam as mesas e impediram de acontecer sessões. Alcolumbre classificou a atitude como arbitrária.
“O Parlamento tem obrigações com o país na apreciação de matérias essenciais ao povo brasileiro. A ocupação das Mesas Diretoras da Casa que inviabilize o seu funcionamento, constitui exercício arbitrário das próprias razões, algo inusitado e alheio aos princípios democráticos”, afirmou Alcolumbre em nota.
Em seguida, o presidente do Congresso fez um “chamado” à serenidade e ao espírito de cooperação.
“Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população”.
O senador anunciou uma reunião com líderes para retomar a normalidade dos trabalhos do Senado e para dar voz a todas as correntes políticas.
MOTTA SUSPENDE SESSÃO
O presidente da Câmaa, Hugo Motta (Republicanos-PB), também reagiu à ação dos bolsonaristas e determinou a suspensão da sessão, mesmo longe de Brasília.
“Determinei o encerramento da sessão do dia de hoje e amanhã chamarei reunião de líderes para tratar da pauta, que sempre será definida na base do diálogo e no respeito institucional”, afirmou Motta nas suas redes.