Gabeira critica penas aplicadas aos bolsonaristas do 8 de janeiro: “Um pouco acima” O jornalista Fernando Gabeira, durante entrevista ao MyNews, nesta semana ! Foto: Canal MyNews

Gabeira critica penas aplicadas aos bolsonaristas do 8 de janeiro: “Um pouco acima”

Jornalista diz, ao MyNews que discussão sobre anistia se concentra em Bolsonaro e que a “arraia-miúda, anônima”, está fora desse processo

Fernando Gabeira sabe o que é estar do outro lado do balcão. Em 1979, ele voltou ao Brasil beneficiado pela Lei da Anistia, depois de quase dez anos no exílio por participar do sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, em 1969. Agora, mais de 40 anos depois, ele diz em entrevista exclusiva ao MyNews, que o país deveria ser mais generoso com parte dos bolsonaristas condenados pelo 8 de janeiro.

“Os vencedores tinham que ser um pouco mais generosos. Acho que era preciso parar, pacificar um pouco mais o país. Um pouco mais de generosidade dos vencedores”, disse. Gabeira não defende a absolvição geral, mas critica a “dosagem” das penas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que, para ele, foram acima do que a Justiça deveria impor.

Ele cita um caso que acompanha em Minas: uma mulher que não entrou no Congresso, mas foi presa, teve problemas familiares, voltou para casa com tornozeleira eletrônica e, agora, foi levada de volta à prisão. “Condenada, sem cobertor, sem poder receber o pai, que depende de uma autorização do Alexandre de Moraes.”

Na avaliação de Gabeira, o debate sobre anistia se concentra demais na figura de Jair Bolsonaro que, como ele lembra, “tem poder, filhos profissionais da política e excelentes advogados” e deixa de lado “a arraia-miúda, anônima, que ficou no processo”. “Ninguém se preocupa muito com ela. Nem a imprensa, que deveria se preocupar.”

O ex-deputado sabe que vai ouvir críticas por isso. “Ah, mas você tá defendendo bolsonarista! É característica dos direitos humanos. Quando defendia melhoria nas cadeias, diziam que estava defendendo os bandidos. É uma coisa que você tem que aceitar. E partir para frente.”

Assista no Youtube do MyNews

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados