Opinião

CEDEU A PROVOCAÇÕES

‘Datena fez o que Marçal queria’, diz sociólogo sobre conduta que rendeu cortes e ‘lacração’

Em meio à troca de farpas no debate MyNews/TV Gazeta, candidato pelo PSDB deixou o púlpito e foi em direção ao adversário

por Sofia Pilagallo em 02/09/24 16:51

Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB) participam do debate MyNews/TV Gazeta, em 1º de setembro | Foto: Giovanna Moretti

O candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) fez o que Pablo Marçal (PRTB) queria: teve conduta que rendeu ao adversário cortes de vídeos para as redes sociais e conteúdo para “lacração”. Essa é a opinião do sociólogo Rodrigo Prando, que participou da cobertura do debate MyNews/TV Gazeta, realizado no domingo (1º).

Ao fazer essa declaração, Prando se referia ao fato de Datena ter cedido às provocações de Marçal e deixado o púlpito para ir em direção ao oponente, o que infringia as regras do debate. Após a confusão, a mediadora Denise Campos de Toledo alertou o apresentador que ele estava sendo formalmente advertido e pediu que a conduta não se repetisse.

Leia mais: ‘Marçal não tem nada a perder, mesmo que perca a eleição’, avalia Ricardo Noblat

“Marçal tem feito um espetáculo, no sentido do livro A sociedade do espetáculo, de Guy Debord”, disse o sociólogo, em referência à obra de escritor francês que faz críticas à sociedade moderna, dominada pelas aparências e pela mídia. “Ele tem conseguido transformar a discussão sobre a Prefeitura de São Paulo em uma discussão sobre ele. Poucas partes do debate foram marcadas pela discussão de propostas.”

Ao longo da noite, Marçal fez de tudo para estar sob os holofotes, mesmo nos momentos em que não estava com a palavra. Enquanto aguardava para fazer uma réplica ou tréplica, ele foi visto fazendo movimentos sequenciais para formar um “M”, em referência à “Marçal”, gesto que virou símbolo da candidatura dele. Para Prando, apesar de o influenciador digital “não ter nenhum conteúdo”, o candidato foi o que mais se destacou em termos de projeção, deixando os demais em segundo plano.

Em termos de apresentação de propostas, o sociólogo acredita que a Tabata Amaral (PSB) tenha sido a candidata que mais se destacou, embora não tenha deixado de lado os ataques a Marçal, mantendo a linha de atuação que vem adotando nas redes sociais. Em uma série de vídeos postados nos últimos dias, ela afirma que o influenciador digital teria envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC), e que a maior organização criminosa do Brasil estaria por trás da origem da fortuna dele.

Debate: Datena perde a calma ao ser provocado por Marçal e protagoniza cena polêmica:

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR