Lula veta aumento do número de deputados e Câmara retalia governo Deputados retaliaram o governo logo após Lula vetar aumento do número de deputados Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Lula veta aumento do número de deputados e Câmara retalia governo

Horas depois de o presidente anunciar o veto do projeto, rejeitado pela sociedade, os deputados deram o troco e aprovaram o PL da Devastação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou na noite de ontem projeto do aumento do número de deputados federais, de 513 para 531, proposta das mais impopulares tramitadas no Congresso Nacional na sua história. Horas depois, durante a noite e na madrugada, veio a retaliação da Câmara, que aprovou medidas que contrariam o interesse do Palácio do Planalto.

Os deputados, em resposta, aprovaram projeto que altera a legislação ambiental, o PL da Devastação, com 267 votos a favor e 116 contra. O governo liberou sua bancada, apesar de orientar o voto contrário. O texto teve a oposição forte da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que, em entrevista ao Canal MyNews, afirmou que esse projeto remete aos tempos de “Cubatão”, cidade paulista que, na década de 1980, foi a mais poluída do mundo.

Lula não vetou à toa o aumento de deputados. Todas as pesquisas e aferimentos mostravam que essa medida tem a rejeição massiva da população, que ultrapassa os 90% em vários levantamentos. O Congresso Nacional pode derrubar o veto, mas é conferir se irão mesmo mostrar a cara numa proposta odiada pelos eleitores.

O PL da Devastação foi aprovado já na madrugada desta quinta-feira, às 3:40h se encerrou a sessão. Neste dia 17 de julho se celebra o Dia de Proteção às Florestas.

Outro projeto aprovado e que contraria o governo, e considerada uma pauta-bomba, foi o do crédito subsidiado para o agronegócio, que causa um prejuízo ao erário de R$ 30 bilhões, montante que sairá do pré-sal. O placar foi de 346 votos a favor contra apenas 93 contrários.

O Congresso, a partir de hoje, entra em recesso.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados