Durante homenagem ao escritor e jornalista, um homem lançou contra ele uma mochila, uma lata de cerveja e uma camiseta; Marcelo não se feriu
O jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva, autor de “Ainda Estou Aqui”, recebeu uma homenagem durante a concentração do bloco Acadêmico do Baixo Augusta, no domingo (23), em São Paulo. Porém, pouco antes do início do desfile, Marcelo foi atacado por um homem, que lançou contra ele uma mochila, uma lata de cerveja e uma camiseta. O jornalista, que é cadeirante, não sofreu ferimentos.
Em nota, o Ministério da Cultura (Minc) manifestou solidariedade a Marcelo. O livro dele foi a base para o filme homônimo que concorre a três indicações ao Oscar neste ano.
Conforme a nota do ministério, “é triste receber a notícia de que Marcelo, usando uma máscara da atriz Fernanda Torres, e diante dos vários motivos que temos para comemorar sua vida, resistência e obra, tenha sido alvo dessa situação. Nós, do Ministério da Cultura, repudiamos todo e qualquer ato de violência e nos solidarizamos com esse grande nome da nossa história e cultura. Seguir no festejo só mostra sua grandeza e força”, afirmou a ministra Margareth Menezes, ministra da Cultura.
“O MinC espera que esse triste episódio seja um caso isolado e que todas as pessoas sejam capazes de aproveitar essa festa de todos e para todos com alegria e respeito”, completou.
Por meio de nota publicada no final da tarde de segunda-feira (24), a Secretaria de Segurança Pública afirmou que a Polícia Civil está analisando as imagens de segurança do local para identificar o agressor. A pasta informou ainda que a polícia “permanece à disposição da vítima para a formalização da ocorrência e continuidade nas investigações”. Mas, até o momento da declração, não foram localizados registros dos fatos.
“O Acadêmicos do Baixo Augusta lamenta o ocorrido no início do bloco. Durante as homenagens ao Marcelo Rubens Paiva, fundador e porta-estandarte do bloco há 16 anos, um folião jogou objetos na direção do Marcelo. Foi um susto, uma violência nunca vista. O triste ocorrido não apagou o brilho da homenagem”, disse o bloco, em nota.
O escritor também se manifestou pelas redes sociais. Paiva publicou a primeira estrofe da música “É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo”, de Erasmo Carlos, lançada em 1971, e um dos temas musicais do filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, adaptado do livro do escritor.
“Eu cheguei de muito longe; E a viagem foi tão longa; E na minha caminhada; Obstáculos na estrada; Mas enfim estou aqui”, diz o texto da publicação de Paiva.
*matéria atualizada no dia 25/02, às 10h20