Senador Marcos do Val, do Espírito Santo, foi abordada por agentes da PF quando desembarcou em Brasília na manhã desta segunda-feira
No retorno de sua viagem dos Estados Unidos, na manhã desta segunda-feira, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi surpreendido com uma decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou que o político passe a usar tornozeleira eletrônica a partir de agora.
A viagem ao exterior não estava autorizada por Moraes, que já havia apreendido seu passaporte. O senador, porém, usou seu passaporte diplomático, a que parlamentares têm direito, para poder embarcar.
A decisão de reter seu passaporte, de agosto de 2024, se deu em função do parlamentar fazer apologia a tentativa de golpe de Estado e provocar policiais federais.
Dias antes do embarque, a defesa de Marcos Do Val pediu autorização para viajar com a companheira, filha e enteada, mas a resposta negativa do STF só foi despachada depois que eles já estavam nos Estados Unidos. De lá, o senador fez provocações a Moraes.