Informação foi confirmada pelo atual presidente Yamandú Orsi; causa oficial da morte ainda não foi confirmada
O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo atual presidente do país, Yamandú Orsi.
“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigada por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, escreveu Orsi em sua conta oficial no X (antigo Twitter).
Em abril de 2024, o político anunciou que foi diagnosticado com um tumor no estômago e que o órgão já estava “muito comprometido”. Além disso, segundo ele, seu quadro de saúde era ainda mais complexo, pois sofria, há mais de 20 anos, de uma doença imunológica que afetou os rins.
Na segunda-feira (12), sua esposa, Lucía Topolansky, anunciou que Mujica esta em estado terminal e sob cuidados paliativos. A ex-primeira-dama e ex-presidente disse ao jornal “La Diária” que a situação já era “um final anunciado” e que os médicos estavam trabalhando para “fazer com que isso aconteça da melhor forma possível”.