Foto: divulgação Policia Civil e estado do RJ
Em operação conjunta, as autoridades buscam atacar a parte que gera o dinheiro do crime
Nesta sexta-feira (06), uma ação conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público prendeu seis suspeitos de integrar o núcleo financeiro de uma milícia que atua em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio. Agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) conduziram a operação. A área é considerada o berço das milícias no estado.
De acordo com as investigações, os seis presos exerciam funções estratégicas dentro do grupo criminoso. As autoridades apontam todos como responsáveis por colaborar na forma como a milícia administra o dinheiro da organização. Entre as principais atribuições do bando estavam a arrecadação ilícita, a gestão e distribuição de recursos, o pagamento de despesas operacionais e a lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada.
+ Droga segue forte no RJ, ainda que discurso de segurança minimize
Com isso, a operação busca atingir o coração financeiro da milícia, reduzir suas fontes de renda e limitar a capacidade de usar recursos na compra de armas e equipamentos, com o objetivo de expandir territórios. Estratégia semelhante ocorre em ações que investigam a origem do dinheiro de facções como o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP).
A milícia de Rio das Pedras controla uma área com cerca de 55 mil habitantes, segundo dados do Censo 2022, e representa um dos principais alvos do Comando Vermelho. A facção já avançou sobre regiões como Morro do Banco, Muzema, Gardênia Azul e Tijuquinha, áreas que antes estavam sob domínio de milicianos.
Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.
Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!