Trump anuncia possível taxação de 25% sobre aço e alumínio IMPOSTO PARTE 2

Trump anuncia possível taxação de 25% sobre aço e alumínio


O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou no domingo (9) que apresentará nesta segunda-feira (10) novos planos tarifários para impor taxação de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio do país.

Segundo dados divulgados pelo G1, aproximadamente 25% do aço usado no país, além de metade do alumínio utilizado, é importado de países vizinhos, Canadá e México, e aliados na Ásia. Isto é, dependem dos mercado internacional para atender as demandas internas das industrias americanas.

A possibilidade de Trump impor novos tributos sobre esse materiais é um alerta para a economia brasileira, pois, de acordo com dados do governo, os norte-americanos compraram 18% de todas as exportações brasileiras de ferro fundido, ferro ou aço em 2023. Já em 2024, conforme os dados do Departamento de Comércio americano, o Brasil foi o segundo maior fornecedor de aço para os EUA, perdendo apenas para o Canadá.

Por meio das redes sociais, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta segunda que o Brasil só vai se posicionar depois que Trump tomar uma decisão oficial. O ministro aproveitou o momento para desmentir os boatos de que o governo brasileiro taxaria as empresas de tecnologia em retaliação.

Leia mais: Segunda Chamada: Janaina Paschoal é questionada sobre impeachment de Dilma; Veja reação

Entre 2018 e 2019, durante seu primeiro mandato, Trump também impôs tarifas de 25% sobre as importações de aço e de 10% sobre o alumínio. No entanto, isentou o Brasil, o Canadá, o México, a União e o Reino Unido da taxação.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao MyNews Entrevista com a jornalista Camilla Lucena e o advogado tributarista Carlos Crosara sobre as tributações de Trump:

*Sob supervisão de Leonardo Cardoso

Relacionados