Foto: Reprodução/truthsocial/@realDonaldTrump
Postagem foi realizada na rede social do atual presidente dos Estados Unidos
O governo de Donald Trump se manifestou nesta sexta-feira (06) após a publicação de um vídeo que retrata o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e sua esposa, Michelle Obama, como macacos. Segundo a Casa Branca, um funcionário cometeu o erro ao divulgar o conteúdo.
A informação é da agência Reuters. A postagem permaneceu no ar por quase um dia inteiro, mesmo após o governo afirmar que se tratava de um equívoco. No entanto, após uma forte onda de reclamações, tanto de democratas quanto de republicanos, a Casa Branca apagou o vídeo. Antes disso, um porta-voz minimizou o caso e disse que se tratava apenas de um meme de redes sociais.
“Trata-se de um vídeo de meme da internet que mostra o presidente Trump como o Rei da Selva e os democratas como personagens de O Rei Leão. Por favor, parem com a indignação falsa e noticiem hoje algo que realmente importe para o público americano”, afirmou a secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, em comunicado à AFP.
O vídeo foi publicado na conta oficial da Casa Branca na rede social Truth Social. À imprensa internacional, um integrante do governo norte-americano afirmou que um funcionário realizou a publicação “de forma errônea”. Trump, por sua vez, ainda não se manifestou sobre o episódio nem sobre a remoção do conteúdo.
O vídeo tem cerca de um minuto de duração. Nele, aparecem teorias da conspiração sobre as eleições e, em seguida, os rostos de Barack Obama e Michelle Obama inseridos em corpos de macacos por cerca de um segundo. Ao fundo, toca a música “The Lion Sleeps Tonight”. Além disso, o conteúdo repete alegações falsas de que a empresa de apuração de votos Dominion Voting Systems ajudou a fraudar a eleição presidencial de 2020 em favor de Joe Biden.
Um ex-aliado de Barack Obama também se manifestou. “Deixem que Trump e seus seguidores racistas sejam assombrados, porque os americanos do futuro verão os Obamas como figuras queridas, enquanto estudarão Trump como uma mancha em nossa história”, declarou Ben Rhodes em uma rede social.
Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.
Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!