Para Rudolfo Lago, é improvável que Lula sancione o aumento do número de deputados, responsabilizando os parlamentares pelo aumento de gastos
O Congresso Nacional, que antes responsabilizava o Poder Executivo pelo aumento de gastos do Estados, agora está acuado com a possibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetar o projeto que aumenta o número de deputados federais. Foi o que afirmou o jornalista Rudolfo Lago, editor-chefe da Edição Nacional do Correio da Manhã, durante participação no Segunda Chamada desta sexta-feira (4).
Leia mais: Lula diz ser ‘grato’ ao Congresso e fala em reeleição: ‘Se preparem’
Segundo o jornalista, caso vetasse o projeto ou não se manifestasse dentro do prazo previsto, Lula pressionaria o Poder Legislativo a assumir socialmente sua parcela de culpa pelo rombo nas contas públicas do país.
“As duas outras alternativas que o Lula tem, que é vetar ou não fazer nada, jogam a responsabilidade por esse aumento de custo para o Congresso”, explicou Lago. “Há uma tendência aí também do governo de dizer, então, o seguinte: ‘Assuma você a responsabilidade, Congresso Nacional, de dizer qual vai ser a contrapartida […]. Se você quer que a contrapartida seja cortar na área social, assuma a responsabilidade política de dizer isso'”.
Além disso, diante de uma pequena vitória da esquerda nas redes sociais, que conseguiu emplacar a hashtag “Congresso da Mamata”, os parlamentares estariam “na berlinda”, precisando se desvincular ideia de que apenas tomam decisões em defesa dos mais ricos.
Assista abaixo ao Segunda Chamada desta sexta-feira (4):