Outros 19% dizem que votariam com certeza em um candidato que fizesse essa promessa, enquanto 14% afirmaram que talvez votassem e 6% não sabem
Pesquisa Datafolha mostrou que 61% dos eleitores dizem que não votariam em um candidato que prometesse livrar de qualquer pena ou punição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de seus aliados acusados de planejar um golpe e dos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
Outros 19% dizem que votariam com certeza em um candidato que fizesse essa promessa, enquanto 14% afirmaram que talvez votassem e 6% não sabem. O levantamento, divulgado no domingo 3, foi realizado nos dias 29 e 30 de julho, com 2.004 pessoas de 16 anos ou mais, em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Leia mais: “Neto de Golbery sobre neto de Figueiredo: ‘É um X9 entreguista'”
Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal na ação penal da tentativa de golpe. A conclusão do julgamento deve ocorrer ainda no segundo semestre de 2025. Ele é apontado pela Procuradoria-Geral da República como líder da organização criminosa golpista e o “principal articulador, maior beneficiário e autor dos mais graves atos executórios voltados à ruptura do Estado democrático de Direito”.
Em 10 de julho, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos/SP), apontado como possível candidato ao Planalto, disse acreditar que “qualquer candidato” de centro-direita deve conceder um indulto ao ex-presidente, caso ele seja condenado na ação penal da trama golpista.
“Se for necessário, eu tenho certeza que qualquer candidato desse bloco de centro direita vai dar o indulto e esse indulto vai ser negociado, porque o que é importante agora e isso vai ser visto como um fator de pacificação”, disse a jornalistas, durante agenda de governo em São Paulo.