Alcolumbre e Motta defendem diálogo, mas se omitem sobre ataques ao STF Presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta | Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Alcolumbre e Motta defendem diálogo, mas se omitem sobre ataques ao STF

Segundos presidentes, o Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos

Em nome do Congresso Nacional, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil/AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos/PB), divulgaram uma nota (leia íntegra abaixo) nesta quinta-feira, 10, dizendo que a nova taxação ao Brasil imposta pelo Estados Unidos (EUA) deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial.

“Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania. Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros”, diz o curto texto.

Leia mais: “As tarifas de Trump e o futuro do bolsonarismo”

Alcolumbre e Motta não fizeram referência a parte da carta em que Donald Trump sai em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) na ação penal da tentativa de golpe de estado. Os dois presidentes do Legislativo também não se manifestaram sobre as mentiras do republicano contra o Judiciário.

Em uma parte da carta divulgada na quarta-feira 9, Trump atacou o STF, dizendo que a Corte “emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro”.

Nota na íntegra

NOTA À IMPRENSA

Brasília, 10 de julho de 2025

A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial.

O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania.

Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros.

Davi Alcolumbre
Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional

Hugo Motta
Presidente da Câmara dos Deputados

Congresso Nacional – Praça dos Três Poderes – CEP 70165-900 – Brasília DF

Relacionados