‘Relatório será pela rejeição, demonstrando tecnicamente os enormes prejuízos que essa proposta pode causar aos brasileiros’, disse o senador
O senador Alessandro Vieira (MDB/SE) foi escolhido para ser o relator da “PEC da Blindagem” na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Após a escolha do presidente do colegiado, Otto Alencar (PSD-BA), o parlamentar adiantou que fará um parecer contrário a proposta que foi aprovada nesta semana na Câmara dos Deputados.
Entre outras mudanças, o texto determina que, antes de processar um parlamentar, o Supremo Tribunal Federal deverá pedir autorização à Câmara e ao Senado e a votação será secreta. Também está previsto voto secreto para decidir se um parlamentar preso em flagrante por crimes inafiançáveis será solto ou não.
Leia mais: “O Calvário Digital de Hugo Motta: Quase 33 milhões de críticas e 76,9% de rejeição”
“Recebi do presidente da CCJ, Otto Alencar, a missão de relatar a chamada PEC da Blindagem no Senado. Minha posição sobre o tema é pública e o relatório será pela rejeição, demonstrando tecnicamente os enormes prejuízos que essa proposta pode causar aos brasileiros”, escreveu Vieira nas redes sociais na sexta-feira 19.
Otto já afirmou que é contra o texto e que ele não vai passar no Senado. Mesmo com o parecer pela rejeição na CCJ, a PEC da Blindagem ainda pode ser aprovada pelo plenário da Casa. A proposta aprovada na Câmara também estende o foro privilegiado aos presidentes nacionais de partidos que tenham parlamentares eleitos.