Foto: Agência Brasil
Planalto avalia risco político elevado e pretende protocolar recurso da AGU o quanto antes contra afastamento de Andrei Rodrigues
Fontes que participam da reação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliam que a resposta ao afastamento de Andrei Rodrigues precisa ser rápida, segundo CNN Brasil. O diretor-geral da Polícia Federal deixou o cargo por decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida elevou o risco político para o governo.
Por isso, a Advocacia-Geral da União (AGU) trabalha para apresentar um recurso ainda pela manhã. A equipe jurídica pode protocolar a medida antes do meio-dia. Além disso, os advogados estudam questionar uma possível invasão da competência do presidente da República.
Mendonça determina afastamento preventivo do diretor-geral da PF
O governo também avalia recorrer antes de cumprir a decisão de Mendonça. Mais cedo, o advogado Marco Aurélio Carvalho confirmou que a equipe analisava essa possibilidade. Segundo ele, Lula também deve pedir uma conversa com Edson Fachin, presidente do STF.
Assim, o governo tenta combinar a reação jurídica com uma articulação política no Supremo. A estratégia busca reverter o afastamento de Andrei e, ao mesmo tempo, conter os efeitos da decisão sobre a relação entre o Executivo e o Judiciário.