Lupi vai à CPMI do INSS em clima de tensão entre governo e oposição Ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Lupi vai à CPMI do INSS em clima de tensão entre governo e oposição

Planalto preocupado com pressão em cima do ex-ministro do governo, na semana do julgamento de Bolsonaro e generais no STF

O ex-ministro da Previdência Social Carlos Lupi será ouvido na CPMI do INSS na tarde desta segunda-feira, no Senado. O escândalo do desvio de recursos de aposentados para entidades derrubou o presidente do PDT, cargo de Lupi, do comando da pasta, depois de resistência de seu partido, que chegou a deixar a base de apoio do governo.

Lupi irá à comissão em meio a um momento tenso entre governo e oposição no colegiado. O comando bolsonaristas da CPI preocupa o governo , que cochilou e não conseguiu ter o seu controle. Os governistas acreditam ter a maioria na CPMI, mas há o receio de que o clima esquente nos debates, como se viu semana passada, quando a senadora Leila do Vôlei ficou frente à frente com a Coronel Fernanda e precisou serem apartadas.

Leia Mais: PDT deixa base do governo após saída de Lupi

O fato de a sessão com Lupi ser na semana do julgamento, na véspera de seu início, preocupa o governo, que acredita que o clima, já radicalizado, possa tensionar ainda mais.

O ex-ministro esteve à frente do ministério entre janeiro de 2023 e maio de 2025. Representante do PDT na CPMI, o líder do partido na Câmara, Mário Heringer (MG), declarou ao MyNews que não acredita em envolvimento do ex-ministro, mas que não está ali para “aliviar” se alguém de sua gestão estiver algum envolvimento.

A preocupação dos governistas é com o relator, Alfredo Gaspar (União-AL), um bolsonaristas que tem jogado duro com o governo na comissão, no entendimento do Palácio do Planalto. Entende a base do governo que Gaspar irá “monopolizar” a cena, ficando até horas questionando Lupi, tentando desestabilizá-lo.

Leia Mais: Desvio em contas de aposentados derruba Lupi do governo

 

Relacionados