Arquivos Ester Cauany - Canal MyNews – Jornalismo Independente https://canalmynews.com.br/post_autor/ester-cauany/ Nosso papel como veículo de jornalismo é ampliar o debate, dar contexto e informação de qualidade para você tomar sempre a melhor decisão. MyNews, jornalismo independente. Wed, 19 Feb 2025 23:02:59 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 É para chocar o país”, afirma líder do PT na Câmara sobre denúncia contra Bolsonaro https://canalmynews.com.br/brasil/e-para-chocar-o-pais-afirma-lider-do-pt-na-camara-sobre-denuncia-contra-bolsonaro/ Wed, 19 Feb 2025 22:55:03 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=52113 Na denúncia divulgada ontem, 18, o ex-presidente foi acusado de cinco crimes

O post É para chocar o país”, afirma líder do PT na Câmara sobre denúncia contra Bolsonaro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Líderes partidários da esquerda comemoram a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e falam em vitória contra a anistia para presos por atos antidemocráticos e depredação dos prédios dos Poderes em 8 de janeiro de 2023. As declarações aconteceram durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 19, na Câmara dos Deputados. 

O deputado federal e líder do governo na Câmara, Lindbergh Faria (PT/RJ), afirmou ter ficado assombrado com as provas reveladas na denúncia. “Os fatos aqui são gravíssimos, essa é uma das páginas mais tristes da história desse país”, disse. “É para chocar o país.” 

“Não é uma questão de disputa política ou vingança. O que houve é muito sério. Tem a ver com democracia e com o fortalecimento das nossas instituições”, concluiu o deputado. 

A deputada e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann (PT-PR), defendeu que a denúncia da PGR “coloca por terra” a campanha da oposição no Congresso Nacional a favor da anistia “Não tem anistia para nenhum deles e nem para aqueles que se envolveram no 8 de janeiro.”

“Essa denúncia da PGR expõe minuciosamente todo o processo que se desenhou desde março de 2021 até 8 de janeiro para que o golpe acontecesse… E é interessante que os atores deixam gravado em todos os momentos os passos que tomaram, seja por bilhetes, por mensagens de Whatsapp ou por áudios que foram gravados e fica claro, a intenção era não deixar Lula ser presidente do Brasil.”

Para o líder do PSB na Câmara, Pedro Campos (PSB-PE), não há o que ser comemorado na denúncia contra o ex-presidente, uma vez que a ação é resultado de ataques à democracia. “A gente viu com profundo pesar um presidente que se elegeu dizendo que seria o povo acima de tudo e Deus acima de todos, terminar seu mandato com poder acima de tudo e eu acima de todos, quando quis rasgar a nossa constituição.”

Na denúncia divulgada ontem, 18, o ex-presidente foi acusado de cinco crimes: organização criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A pena máxima, caso seja condenado, pode chegar a 46 anos de prisão. Outras 33 pessoas também foram indicadas, incluindo autoridades do governo de Bolsonaro. 

 

O post É para chocar o país”, afirma líder do PT na Câmara sobre denúncia contra Bolsonaro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Oposição reage à denúncia: “Querem matar Bolsonaro politicamente” https://canalmynews.com.br/politica/oposicao-reage-a-denuncia-da-pgr-contra-bolsonaro-querem-matar-o-bolsonaro-politicamente/ Wed, 19 Feb 2025 19:48:08 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=52090 Pronunciamentos acontecem após reunião com o ex-presidente pela manhã, em Brasília

O post Oposição reage à denúncia: “Querem matar Bolsonaro politicamente” apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Parlamentares apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), questionaram a legitimidade da denúncia oferecida pela Procuradoria Geral da República (PGR), que indica Bolsonaro como líder da trama golpista. As declarações aconteceram durante pronunciamento à imprensa nesta quarta-feira, 19 de fevereiro de 2024, na Câmara dos Deputados.

O deputado Coronel Zucco (PL/RS), que mais cedo recebeu Bolsonaro e um pequeno grupo de colegas da oposição em seu apartamento funcional, em Brasília, afirmou que o momento atual entre os colegas é de união e que a denúncia “tenta transformar o direito à crítica em delito” e tem o objetivo de “matar o Bolsonaro politicamente”.

“Teremos possibilidade de defesa para o presidente Bolsonaro, ou ele já entra condenado a 20, 30, 40 anos de prisão?”, continua. “É sempre bom lembrar que Bolsonaro será julgado por aqueles que se vangloriam de terem derrotado o bolsonarismo”.

VEJA TAMBÉM: PGR denuncia Bolsonaro por tentativa de Golpe de Estado

Oposição defende Bolsonaro

Para o senador Rogério Marinho (PL/RN), líder da oposição na Casa Alta, os processos jurídicos da denúncia na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), presidida pelo ministro Alexandre de Moraes, são de isenção questionável.

“Como nós podemos acreditar na isenção desse processo. Na isenção de um ministro que preside este inquérito e se coloca como principal adversário do principal acusado”, disse o senador, ao se referir ao inquérito produzido pela Polícia Federal (PF), que serviu de base para a denúncia.

Na denúncia divulgada ontem, 18, o ex-presidente foi acusado de cinco crimes: organização criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A pena máxima, caso seja condenado, pode chegar a 46 anos de prisão. Outras 33 pessoas também foram indicadas, incluindo autoridades do governo de Bolsonaro.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

O post Oposição reage à denúncia: “Querem matar Bolsonaro politicamente” apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Assessor afastado por Dino dividia o apartamento com o deputado  https://canalmynews.com.br/noticias/assessor-afastado-por-dino-dividia-o-apartamento-com-o-deputado/ Thu, 13 Feb 2025 22:25:59 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=50876 Afonso Motta (PDT-RS) recebeu ligação de solidariedade de Arthur Lira e se reuniu com Hugo Motta; o pedetista negou seu envolvimento no caso

O post Assessor afastado por Dino dividia o apartamento com o deputado  apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O deputado Afonso Motta (PDT-RS) se manifestou na tarde desta quinta-feira sobre a operação da Polícia Federal que atingiu seu chefe de gabinete, Lino Rogério, apontado como partícipe de um esquema de desvio de verba de emenda parlamentar, de recurso destinado ao hospital Ana Néri, no Rio Grande do Sul. Motta, que é o autor da emenda, negou qualquer envolvimento seu no caso e se disse surpreso com a investigação.

Lino mora no mesmo apartamento funcional de Motta, algo muito comum em Brasília, imóvel que foi  alvo de busca e apreensão dos agentes da PF. O secretário parlamentar trabalha junto com o deputado em Brasília há quinze anos. O parlamentar está no seu quarto mandato. Motta afirmou que Lino não vai seguir dividindo mais o imóvel com ele e irá pedir para que deixe o apartamento a partir desta quinta ou amanhã, sexta-feira.

Leia mais: PDT anuncia apoio ao deputado Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara

Afonso Motta afirmou que acompanha diretamente o trâmite das emendas de sua autoria e contou que iria ainda conversar com Lino. O deputado afirmou que o chefe do gabinete não tinha autonomia para liderar o processo de envio e pagamentos das emendas.

“Eu tenho o acompanhamento da quase totalidade das emendas parlamentares que saem do meu gabinete. Ele (Lino) não tem essa autonomia”, afirmou Motta aos jornalistas, após seu encontro com o presidente da Câmara.

O deputado gaúcho estava no estado, na sua base eleitoral, e passou o dia viajando para Brasília, após o caso ter sido divulgado pela imprensa. Motta demonstrou abalo com a situação e afirmou que seu mandato é atingido por essa acusação contra seu servidor.

Motta afirmou acreditar na inocência do subordinado, e que irá aguardar a investigação, mas disse que irá desligá-lo do gabinete, apesar de Lino ter sido afastado por ordem judicial.

“Vai demiti-lo? É uma palavra dura, mas provavelmente vou desligá-lo do gabinete. Mas respeito o fato de ele estar sendo investigado, como qualquer cidadão”

O deputado disse que nunca se envolveu com esse tipo de situação.

“Nunca tive nenhuma relação que tivesse essa natureza ou esse tipo de envolvimento”, afirmou o deputado, ao lembrar que a rede de hospitais também recebe emendas de outros gabinetes.

Para Motta, a relação de prestação de serviços analisada pela PF é restrita entre o intermediário e o Ana Nery:
“Não tem nada que envolva o nosso gabinete”.

A ação que atingiu o gabinete de Motta foi autorizada pelo ministro ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi colega pedetista na Câmara, ambos deputados.

O post Assessor afastado por Dino dividia o apartamento com o deputado  apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Exclusivo: David Deccache expõe racha no PSOL; partido responde em nota https://canalmynews.com.br/politica/exclusivo-david-deccache-expoe-racha-no-psol-partido-responde-em-nota/ Tue, 11 Feb 2025 20:12:52 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=50806 Ao MyNews, economista explica saída e futuro dos psolistas na sua visão

O post Exclusivo: David Deccache expõe racha no PSOL; partido responde em nota apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O PSOL começou 2025 em crise, e tudo iniciou com a demissão de David Deccache, economista do partido. Ele foi dispensado após apresentar um estudo interno que indicava que, em 2028, pode não haver dinheiro nem para pagar a conta de luz. O levantamento, baseado em dados da Secretaria do Tesouro Nacional, expõe uma incompatibilidade matemática no arcabouço fiscal e gerou um racha entre os psolistas, aliados do governo.

Desse modo, diante da repercussão, o MyNews conversou com Deccache, que se defendeu. A entrevista, portanto, foi conduzida por Mara Luquet.

David explica sua posição no partido

— Faço parte de um grupo minoritário no PSOL, que representa mais de 30% do partido. Historicamente, nosso grupo já esteve próximo da maioria e já teve mais influência. A democracia funciona com equilíbrio, e um dos princípios fundamentais é a proporcionalidade. Isso significa que, ao ocuparmos cerca de 30% da bancada, deveríamos ter direito a 30% dos cargos, incluindo assessorias e equipes técnicas. No entanto, ao decidirem pela minha demissão e ao nos negarem o direito a um ano de liderança, romperam com esse princípio — afirmou.

Votos dentro do PSOL para demitir economista

VEJA TAMBÉM: Governo Lula: Desaprovação atinge mais de 50%, segurança preocupa

Guilherme Boulos, aliás, foi um dos que votaram pela demissão de Deccache. Além dele, também se posicionaram contra o economista: Luciene Cavalcante (SP), Henrique Vieira (RJ), Talíria Petrone (RJ), Erika Hilton (SP), Célia Xakriabá (MG), Tarcísio Motta (RJ) e Ivan Valente (SP).

Contudo, por outro lado, defenderam sua permanência: Chico Alencar (RJ), Fernanda Melchionna (RS), Glauber Braga (RJ), Luiza Erundina (SP) e Sâmia Bomfim (SP), mas seus votos foram vencidos.

Deccache reforçou que sua demissão desrespeitou a proporcionalidade no partido

— Se eu fosse assessor direto de Guilherme Boulos, ele teria o direito de me demitir. Mas, dentro do PSOL, respeitamos a divisão proporcional dos cargos conforme o tamanho de cada grupo político. Ao romperem com isso, criaram um precedente perigoso. Essa regra existe desde 2005, e sua quebra gera uma crise interna — concluiu.

 MyNews recebeu nesta terça-feira (11) nota do PSOL se defendendo da situação

Todavia, nas últimas eleições, o PSOL decidiu, por ampla maioria de sua militância, apoiar Lula, entendendo o risco que o bolsonarismo representa para o país. Um grupo minoritário defendia uma candidatura própria para marcar a posição do partido.

Assim, passadas as eleições, nossa Bancada decidiu compor a base do Governo, representando a posição de 67% do Congresso partidário, para contribuir com o processo de reconstrução e derrota da extrema-direita. Novamente, um grupo minoritário defendia ir para a oposição e teve sua posição derrotada democraticamente no voto da bancada.

A liberdade de divergência é um valor essencial na política e amplamente garantida no PSOL e em nossa Bancada. Tanto é que parlamentares que representam a posição minoritária — de oposição ao Governo Lula — foram indicados pela Bancada para espaços estratégicos, como a CCJ, CPIs e presidência de Comissão.

Além disso, o apoio ao Governo está longe de ser acrítico: a Bancada votou por unanimidade contra projetos do governo que entendemos ser equivocados, como o Arcabouço Fiscal e o Pacote de Ajuste.

O desligamento do economista David Deccache da assessoria da Bancada não se deu, como alguns alegam falsamente, por divergências políticas, mas por ataques públicos do assessor a parlamentares e à presidente do PSOL.

É inadmissível que alguém que trabalhe para a Bancada ofenda deputados, deputadas e a direção do partido nas redes sociais, com caracterizações como “oportunistas”, “covardes” e “mentirosos”.

É mentira, ainda, que o assessor não tenha sido ouvido antes do desligamento. Em dezembro, dois parlamentares, de maior relação e trânsito com o assessor, foram designados pela Líder da Bancada para dialogar com ele, e os ataques públicos persistiram.

A natureza jurídica do cargo no qual David está nomeado é de indicação política, o que significa que ele exerce função de confiança. A partir do momento em que um assessor neste cargo ataca a representação política que o indicou, se cria um conflito ético-profissional, inviabilizando sua continuidade nesse papel.

Na verdade, a questão de fundo da polêmica que um grupo do partido quer criar, fazendo debate interno de maneira pública e desrespeitosa, é a tentativa de jogar o PSOL na oposição ao Governo Lula.

A leitura deste grupo é que o foco do partido deve ser enfrentar contradições e limites do Governo. A nossa é de que o foco deve ser o enfrentamento ao bolsonarismo, mantendo a independência e o compromisso com os trabalhadores.

É um erro grave que parte da esquerda não compreenda os riscos do avanço da extrema-direita aqui e no mundo e tenha seu horizonte limitado a disputas internas. Essa não é e não será a posição do PSOL.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

O post Exclusivo: David Deccache expõe racha no PSOL; partido responde em nota apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Pablo Marçal não confirma que vídeo com Trump é recente https://canalmynews.com.br/politica/marcal-video-com-trump/ Wed, 22 Jan 2025 01:35:04 +0000 https://localhost:8000/?p=50301 Na publicação, o ex-candidato à Prefeitura de São Paulo pede para Trump “salvar o Brasil”

O post Pablo Marçal não confirma que vídeo com Trump é recente apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O vídeo publicado por Pablo Marçal (PRTB) nas redes sociais nesta terça-feira, 21, com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (EUA), parece ser apenas um esforço de narrativa para aproveitar a onda de repercussão sobre a posse de Trump, que aconteceu ontem, 20, em Washington D.C. 

A assessora de imprensa de Marçal, Luma Vidal, afirmou ao canal que não tem informações sobre onde e quando o encontro aconteceu. “Ele não deu detalhes ainda sobre o local e data.” 

LEIA MAIS: Após posse de Trump, aplicativo de migração nos Estados Unidos sai do ar

Na publicação, o ex-candidato à Prefeitura de São Paulo pede para Trump “salvar a América” e “salvar o Brasil”. O norte americano responde apenas que gosta do Brasil e pede para alguém se unir a eles na foto. 

Após a publicação, a foto do perfil de Marçal no Instagram foi atualizada para uma imagem do vídeo. Em nota, a assessoria de Marçal, que pretende se lançar candidato à presidência em 2026, diz que os encontros entre os dois ocorreram em meio a um ambiente de alta segurança, onde o acesso a Trump é restrito pelo serviço secreto.

“É quase impossível gravar um vídeo com o presidente porque o serviço secreto não deixa ninguém chegar perto dele. Foi o acesso mais difícil de toda a minha vida, mas eu encontrei com o Trump 3 vezes e ele realmente gosta do Brasil”, diz um relato de Marçal na nota. 

Disputa por Trump envolve Marçal e família Bolsonaro

Embora tenha viajado a Washington para acompanhar de perto as comemorações da transição de governo, Marçal surpreendeu ao publicar o vídeo. Até então a capitalização da extrema-direita sobre a posse era apenas do núcleo bolsonarista, composto pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). 

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), que ficou no Brasil e acompanhou a posse junto com o pai pela TV, reagiu ao vídeo divulgado por Marçal. “O sistema não lança esse vídeo à toa e como se fosse algo bacana e novidade. Eles sabem do que se trata. Eles somente querem esculhambar um movimento usando inocentes e oportunistas aproveitando mais uma cena. Está tudo redondinho com os deuses”, publicou no X.

ASSISTA: Pergunte ao Kotscho: o que esperar do novo governo Trump?

O post Pablo Marçal não confirma que vídeo com Trump é recente apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Pix é o único afetado pelas medidas da Receita, diz Everardo Maciel https://canalmynews.com.br/economia/publicidade-receita-federal-pix/ Wed, 08 Jan 2025 23:14:30 +0000 https://localhost:8000/?p=49943 A regra começou a valer nesta quarta-feira, 1 de janeiro. O envio dos dados será semestral

O post Pix é o único afetado pelas medidas da Receita, diz Everardo Maciel apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Receita Federal iniciou o ano com novas medidas de monitoramento e fiscalização de transações financeiras, a partir de agora operações de cartão de crédito e Pix em mais de R$ 5 mil serão analisadas em detalhes pela instituição, que deve receber informações das operadoras de pagamento. 

A regra começou a valer nesta quarta-feira, 1 de janeiro, e está prevista na Instrução Normativa 2.219, de 2024 do órgão federal. O envio dos dados será semestral.

Segundo o ex-secretário da Receita, Everardo Maciel, a medida não é nova e acontece desde 2001, quando o órgão conseguiu judicialmente acesso a informações protegidas por sigilo bancário, por meio da Lei Complementar nº 105, de janeiro do mesmo ano. 

Leia mais: Everardo Maciel: há opções melhores que o imposto sobre grandes fortunas

“É divulgação de um fato corriqueiro, não é um grande avanço”, afirma o ex-secretário. “Se eu tivesse lá não daria publicidade”. Para Maciel o que está acontecendo não é novidade e seguirá sempre que uma nova forma de pagamento se popularizar.

Assista: Entenda o que muda ou não com novas medidas da Receita Federal sobre Pix e cartão de crédito

De acordo com Maciel, a “publicidade brutal” acaba por confundir as pessoas, que pensam na mudança como uma tributação ao Pix, o que pode afastá-las da ferramenta. “Isso é apenas um instrumento para monitoramento, também não é evidência de nenhuma fraude”, explica.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Em nota, a Receita afirma que a maior coleta de dados tem como objetivo avançar positivamente no controle e fiscalização das operações financeiras. A medida atualiza e amplia a obrigatoriedade de envio de informações à Receita Federal via e-Financeira, que é o sistema eletrônico da Receita Federal que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Os dados deverão ser apresentados via e-Financeira semestralmente.

“[As medidas] reforçam os compromissos internacionais do Brasil, contribuindo para o combate à evasão fiscal e promovendo a transparência nas operações financeiras globais”, diz a nota. 

O post Pix é o único afetado pelas medidas da Receita, diz Everardo Maciel apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Preso, Chiquinho Brazão ainda aparece na lista de presença do Plenário da Câmara  https://canalmynews.com.br/noticias/chiquinho-brazao-continua-na-lista-de-presenca-do-plenario/ Wed, 18 Dec 2024 17:38:39 +0000 https://localhost:8000/?p=49479 Deputado federal, investigado por ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, morta em março de 2018, continua recebendo salário

O post Preso, Chiquinho Brazão ainda aparece na lista de presença do Plenário da Câmara  apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Preso desde março deste ano, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido), continua na lista de presença do Plenário da Câmara dos Deputados. O salário e o gabinete de 24 pessoas, que já custou mais de R$ 1,2 milhões de reais à Casa, segundo dados do Portal da Transparência, também permanecem mantidos.

O deputado recebe cerca de R$ 8 mil líquidos por mês, de um salário de R$ 44 mil brutos mensais. O desconto é relativo a faltas em sessões, já que segue encarcerado no presídio federal de Campo Grande (MS).

Mesmo com a concentração de esforços para votar pendências antes do recesso parlamentar, o processo de cassação de Chiquinho continua travado na Câmara e não deve passar pelo Plenário ainda este ano. São precisos 257 votos a favor da cassação. Na prática, o processo pode ser votado até 31 de janeiro de 2027, quando será o último dia da legislatura atual. 

Em agosto, o Conselho de Ética aprovou a cassação por 15 votos a 1, e em setembro a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou o recurso da defesa do deputado contra a cassação, por 57 votos a 2.

Desde então, o texto segue disponível para ser pautado no Plenário, o que só pode acontecer a partir da decisão do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ou do próximo, que deve assumir em janeiro de 2025. 

Algo pode mudar na condução do processo?

Com a troca da mesa diretora, não há arquivamento ou uma mudança prática na ordem de apreciação do processo. “O Regimento Interno da Câmara dos Deputados diz que ao final da legislatura, que ocorre a cada 4 anos, as matérias em tramitação na Câmara são arquivadas, salvo exceções, e os processos disciplinares contra parlamentares não estão entre as exceções”, afirma uma fonte ligada à mesa diretora atual. 

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) entende que existe uma proteção em relação à cassação de Chiquinho. “Isso é gravíssimo porque não é uma questão judicial de comprovação. Uma pessoa com esse tipo de situação não pode permanecer como deputado”, afirma. Alencar é um dos membros do Conselho de Ética e defende que a demora em pautar o processo “contribui para o descrédito do parlamento”. 

Na lista de presenças do Plenário da Casa, Alencar e Chiquinho são vizinhos. “Sempre que olho pra confirmar se votei, tá lá, Chico Alencar e logo abaixo Chiquinho Brazão, e eu falo, mas esse é deputado ainda? É uma denuncia de como a Câmara dos Deputados é leniente com qualquer tipo de procedimento que atenta contra o decoro parlamentar. É também uma sinalização de que nós achamos normal.” 

No próximo ano, caberá ao novo presidente eleito da Casa, o momento em que a cassação será votada, segundo Alencar o PSOL deve continuar cobrando a presença do tema no Plenário. “Nós vamos começar o ano cobrando.” 

O post Preso, Chiquinho Brazão ainda aparece na lista de presença do Plenário da Câmara  apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Explosões são registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília; uma pessoa morreu https://canalmynews.com.br/politica/explosoes-sao-registradas-na-praca-dos-tres-poderes-em-brasilia-uma-pessoa-morreu/ Wed, 13 Nov 2024 23:47:39 +0000 https://localhost:8000/?p=48481 Um homem, identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, explodiu quatro artefatos no local, sendo um deles em si próprio

O post Explosões são registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília; uma pessoa morreu apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Explosões foram registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no início da noite de quarta-feira (13). Um homem, identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, explodiu quatro artefatos no local.

Por volta das 19h30, houve uma primeira explosão, em um carro que estava num estacionamento entre o STF e o Anexo 4 da Câmara dos Deputados. Francisco Luiz lançou também dois artefatos em direção ao STF e, por fim, acendeu mais um em si próprio.

Leia mais: Alexandre de Moraes diz que origem de atentado está no ‘gabinete do ódio’

O esquadrão antibombas foi ao local para fazer uma varredura e verificar a existência de mais explosivos nos arredores, inclusive em veículos e no corpo do homem que morreu. Por segurança, o corpo dele só foi removido da área na manhã desta quinta-feira (14).

Em nota, o STF afirmou que ministros, servidores e colaboradores foram retirados do local em segurança. O secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar, informou que a Esplanada dos Ministérios foi fechada.

A repórter Ester Cauany, do MyNews, conversou in loco com a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que estava na Praça dos Três Poderes quando os primeiros estrondos foram ouvidos. Erika afirmou que, em um primeiro momento, acreditou que os barulhos fossem decorrentes de de bombas de efeito moral. Ela disse também que compara o episódio aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, ainda que “em uma escala menor”.

***O texto foi atualizado com novas informações na manhã desta quinta-feira (14)***

Veja o que se sabe sobre explosões próximas ao STF e à Câmara dos Deputados, em Brasília:

O post Explosões são registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília; uma pessoa morreu apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Fim da escala 6×1: Boulos cobra que sociedade exerça pressão para aprovação da PEC https://canalmynews.com.br/politica/boulos-pressiona-sociedade-sobre-escala-6x1/ Wed, 13 Nov 2024 20:58:25 +0000 https://localhost:8000/?p=48467 Ao MyNews, deputado federal do PSOL afirmou que aqueles que se opõem à proposta estão contra os interesses da classe trabalhadora

O post Fim da escala 6×1: Boulos cobra que sociedade exerça pressão para aprovação da PEC apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) cobrou que a sociedade exerça pressão sobre os deputados para conseguir a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada de trabalho 6×1 — aquela em que o trabalhador tem direito a uma folga a cada seis dias trabalhados. Ao MyNews, ele afirmou que aqueles que se opõem à proposta estão contra os interesses da classe trabalhadora.

“O mundo todo está discutindo isso. Quem é contra está defendendo os interesses dos patrões contra os trabalhadores. Simples assim. Quem é contra joga num pânico de que isso vai prejudicar a economia, de que as empresas vão falir”, disse.

Leia mais: Erika Hilton ” Tudo que parte de grupos oprimidos enfrenta resistência avassaladora”

Ainda segundo Boulos, a mudança na jornada de trabalho não deve afetar a produtividade dos funcionários, pelo contrário. Para ele, o novo modelo deve proporcionar, inclusive, mais tempo para o trabalhador investir na sua capacitação profissional e no seu bem-estar, o que deve refletir em maior rendimento no trabalho.

A PEC, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), reuniu assinaturas suficientes para começar a tramitar no Congresso Nacional. Até o final da tarde desta quarta-feira, o texto contava com 206 assinaturas. O mínimo necessário eram 171, que equivale a um terço da casa legislativa.

A discussão que levou à criação da PEC foi iniciada pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), encabeçado pelo vereador recém-eleito Rick Azevedo (PSOL-RJ). Antes de entrar para a política, ele era ex-atendente de farmácia e questionava nas redes sociais a carga horária exaustiva das pessoas que trabalhavam na escala 6×1.

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Fim da escala 6×1: Boulos cobra que sociedade exerça pressão para aprovação da PEC apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Cúpula do P20, em Brasília, é marcada por quase 50 reuniões bilaterais https://canalmynews.com.br/politica/cupula-do-p20-em-brasilia-e-marcada-por-quase-50-reunioes-bilaterais/ Fri, 08 Nov 2024 19:25:54 +0000 https://localhost:8000/?p=48365 Combate à fome, crise climática e desigualdades foram alguns dos principais temas abordados no evento, que reuniu parlamentares de mais de 30 países

O post Cúpula do P20, em Brasília, é marcada por quase 50 reuniões bilaterais apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Dias antes do G20 no Rio de Janeiro, 127 parlamentares de mais de 30 países discutiram os desafios e soluções para a governança global, na 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), em Brasília. Além das sessões de trabalho sobre combate à fome, à crise climática, desigualdade social e de gênero, 48 reuniões bilaterais foram solicitadas, segundo apuração do MyNews

Fora o encontro entre delegações estrangeiras, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), esteve em 10 reuniões bilaterais. O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu com 13 delegações estrangeiras, ambos publicaram fotos dos encontros em suas redes sociais. Em paralelo aos encontros dos líderes, a delegação do parlamento brasileiro participou de uma reunião com a Rússia no primeiro dia de evento. 

Leia mais: ‘Precisamos avançar’, diz deputada sobre representação feminina no legislativo

Entre as conversas do presidente do Senado se destacam: Emirados Árabes, sobre o fim dos conflitos armados no mundo; Senado do Canadá, acerca do desenvolvimento de ações sustentáveis entre os dois países; e Senado do Paraguai, a respeito da violência contra a mulher e os desafios para reverter a baixa representatividade feminina na política. O teor dos diálogos de Lira não foram divulgados. 

O P20 acontece dias antes do encontro oficial dos presidentes do G20, que deve acontecer no Rio de Janeiro entre os dias 18 e 19 deste mês. O próximo encontro entre os legislativos está previsto para 2025 na África do Sul, será a primeira vez que o continente recebe o encontro que se iniciou há 10 anos.

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Cúpula do P20, em Brasília, é marcada por quase 50 reuniões bilaterais apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
‘Precisamos avançar’, diz deputada sobre representação feminina no legislativo https://canalmynews.com.br/politica/mulheres-na-politica/ Wed, 06 Nov 2024 20:00:17 +0000 https://localhost:8000/?p=48298 Parlamentares de países do G20 se reúnem, em Brasília, para discutir temas de soberania internacional, como mulheres na política, combate à fome e crise climática

O post ‘Precisamos avançar’, diz deputada sobre representação feminina no legislativo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Em Brasília, parlamentares de 35 países que compõem o G20 se reúnem até sexta-feira, 8 de novembro, para discutir temas de soberania internacional na 10º Cúpula de Presidentes dos Parlamentos (P20), a presença das mulheres na política, o combate à fome e a crise climática estão entre as pautas que serão discutidas. 

A deputada federal Lêda Borges (PSDB-GO), que esteve na formulação da Carta de Alagoas sobre os desafios das mulheres nos parlamentos, afirmou que espera que as recomendações da Carta sejam consolidadas a partir do comprometimento do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). “Nós precisamos avançar no Brasil com as cadeiras para as parlamentares”, disse a deputada.  

“Percebemos na prévia de Maceió, com relação às deputadas, que o mundo é mais ou menos igual com relação a nós [mulheres]. A questão de espaço de poder, a questão da igualdade de gênero.” 

No documento, idealizado em julho na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, em Maceió (Al), por lideranças femininas das 20 maiores potências mundiais, se comprometeram a pôr em prática 17 recomendações nos eixos: aumento da participação das mulheres nas decisões políticas; o combate à crise climática; e a promoção da igualdade de gênero e a autonomia econômica das mulheres. 

Com 20% de representação, a bancada de senadoras e deputadas é a maior da história no legislativo federal, segundo dados da União Interparlamentar (UIP). Dentro dos países que fazem parte do P20 esse número aumenta para 29%. “Ainda temos um longo caminho a percorrer.” Afirmou Lira. 

Veja mais: Entenda como funcionam as eleições dos Estados Unidos e veja as grandes diferenças com as do Brasil 

Lira espera que o próximo encontro do P20, que deve acontecer em 2025 na África do Sul,  continue o compromisso com a Carta, mantendo a discussão entre as pautas fixas.

O encontro das lideranças parlamentares antecede a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, com os presidentes dos países, que acontece nos dias 18 e 19 deste mês.

Assista abaixo à declaração do PDT sobre apoio à candidatura de Hugo Motta à Presidência da Câmara dos Deputados:

O post ‘Precisamos avançar’, diz deputada sobre representação feminina no legislativo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
PDT anuncia apoio ao deputado Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara https://canalmynews.com.br/politica/pdt-anuncia-apoio-a-hugo-motta-na-disputa-pela-camara/ Tue, 05 Nov 2024 22:25:36 +0000 https://localhost:8000/?p=48250 Político agradeceu o apoio da bancada e reforçou o compromisso da campanha em construir um ambiente propositivo, mesmo entre partidos divergentes

O post PDT anuncia apoio ao deputado Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) anunciou, nesta terça-feira (5), apoio ao deputado federal Hugo Motta (Republicanos) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. 

Motta agradeceu o apoio da bancada, que “tem uma história de serviços prestados ao Brasil”, e reforçou o compromisso da campanha em construir um ambiente propositivo, mesmo entre partidos divergentes.  

“Você tem a condição de ver esses partidos, que se opõem politicamente, estando juntos na construção da eleição da casa. Nós olhamos para frente com mais esperança de que o debate político pode ser ainda mais maduro, propositivo e produtivo”, afirmou.

Leia mais: PDT deve formalizar apoio ao deputado federal Hugo Motta na terça-feira (5)

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), disse esperar que o mandato de Motta, a quem chamou de “articulador nato”, seja uma continuidade dos feitos de Arthur Lira, que ele avalia ter feito um trabalho “muito eficaz”. “Nosso apoio a você é um reconhecimento ao companheiro Lira que foi muito correto em todo momento conosco do PDT”, acrescentou.

O líder do partido na Câmara, Afonso Motta, afirmou que o apoio foi decidido por unanimidade e que “a legenda já tinha o sentimento de acompanhar a indicação do presidente Arthur Lira (PP-AL)”. Mais cedo, a federação formada por PSDB, Cidadania e PSB também anunciou parceria com Motta.

A jornada do deputado na disputa agora conta com o aval de nove partidos e mais de 325 deputados. Anteriormente, o PDT cogitava apoiar formalmente o então candidato Elmar Nascimento (BA), do União Brasil, que desistiu de lançar candidatura própria. 

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post PDT anuncia apoio ao deputado Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
PDT deve formalizar apoio ao deputado federal Hugo Motta na terça-feira (5) https://canalmynews.com.br/politica/pdt-deve-formalizar-apoio-a-hugo-motta-na-terca-feira-5/ Mon, 04 Nov 2024 18:47:44 +0000 https://localhost:8000/?p=48183 Segundo pessoas próximas ao partido, ouvidas pelo MyNews, momento é de negociações entre a legenda e o parlamentar, favorito para ocupar a Câmara

O post PDT deve formalizar apoio ao deputado federal Hugo Motta na terça-feira (5) apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) deve formalizar o apoio à candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados, em reunião que deve acontecer na terça-feira (5), por volta das 17h, segundo apuração do MyNews. Pessoas próximas ao partido afirmam que o momento atual é de negociações entre a legenda e o deputado.

Ao formalizar a escolha, o líder do Republicanos na Casa terá o apoio de 324 deputados. No início da semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), declarou apoio formal a Motta, em uma coletiva de imprensa com a presença de parlamentares de vários partidos.

Anteriormente o PDT cogitava apoiar formalmente o então candidato Elmar Nascimento (BA) do União Brasil. Ele, no entanto, desistiu de lançar candidatura própria e deve apoiar Motta também nos próximos dias.

 

 

O post PDT deve formalizar apoio ao deputado federal Hugo Motta na terça-feira (5) apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Governo pretende repatriar 500 brasileiros por semana, diz comandante da Aeronáutica https://canalmynews.com.br/brasil/governo-pretende-repatriar-500-brasileiros-por-semana/ Fri, 04 Oct 2024 17:34:48 +0000 https://localhost:8000/?p=47325 Informação foi divulgada durante coletiva de imprensa no Palácio Itamaraty, com a presença dos ministros José Múcio e Mauro Vieira

O post Governo pretende repatriar 500 brasileiros por semana, diz comandante da Aeronáutica apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, afirmou na quinta-feira (3) que o Brasil pretende repatriar cerca de 500 brasileiros por semana no Líbano.

A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa no Palácio Itamaraty, com a presença o ministro da Defesa, José Múcio, e das Relações Internaconais, Mauro Vieira.

“Em torno de 500 brasileiros por semana, esse é um fluxo que conseguimos manter”, declarou. A comunidade brasileira é a maior no país, com 21 mil cidadãos. Cerca de 3 mil já manifestaram interesse em retornar.

Segundo o comandante, 220 pessoas devem retornar ao Brasil neste primeiro voo da operação Raízes do Cedro, que já está em Lisboa, de onde deve seguir para Beirute, capital do Líbano.

Entenda o que está acontecendo no Líbano

A prioridade do governo brasileiro é retirar do território libanês os brasileiros não residentes e, na sequência, os residentes. “Dentro dessas duas categorias o que é estabelecido por lei, os idosos, crianças, gestantes e pessoas com deficiência. Com base nisso e com a disponibilidade de lugares nos aviões estamos organizando as listas”, disse o ministro das Relações Internacionais, Mauro Vieira.

Entenda por que Polícia Federal vasculha lista de brasileiros que desejam voltar do Líbano

O chanceler reforçou que o governo deseja obter resultado positivo na repatriação dos brasileiros, como no ano passado, em Gaza. “Estamos repetindo o que foi feito de outubro do ano passado a início deste ano, com relação aos brasileiros que estavam na faixa de Gaza, na Palestina e em Israel. Foi uma operação muito bem sucedida.”

Os ataques israelenses contra o Líbano já mataram mais de duas mil pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde libanês. O país corre risco de guerra total.

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

O post Governo pretende repatriar 500 brasileiros por semana, diz comandante da Aeronáutica apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Relembre o histórico de polêmicas dos irmãos Batista https://canalmynews.com.br/noticias/relembre-o-historico-de-polemicas-dos-irmaos-batista/ Wed, 10 Jul 2024 21:33:25 +0000 https://localhost:8000/?p=44598 Mesmo após envolvimentos com a Lava Jato, os empresários cresceram financeiramente e continuam mantendo relacionamento com políticos

O post Relembre o histórico de polêmicas dos irmãos Batista apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Os empresários Joesley e Wesley Batista são os rostos do conglomerado de empresas J&F, conhecido principalmente pela produção e distribuição de carnes país afora. Relembre algumas polêmicas recentes que envolveram os irmãos.

Ao contrário de empresários implicados na Lava Jato e seus desdobramentos, cujos patrimônios diminuíram, esses dois continuam ricos, mantendo relações com políticos e líderes do governo Lula.

Leia mais: Bolsonaro descartou um dos presentes sauditas, revela jornalista

Áudio vazado

Em 2017, Joesley Batista gravou uma conversa comprometedora com o ex-presidente Michel Temer (MDB) em uma visita ao Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência da República.

No áudio, Joesley sugere que o ex-presidente deu aval para compra de silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (MDB-RJ), a fim de evitar que ele fechasse um acordo de delação premiada sobre informações da operação Lava Jato.

Na época, o empresário decidiu se afastar da J&F, para que o escândalo não contaminasse os negócios. Na edição do Fórum Jurídico deste ano, evento promovido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ambos os irmãos assistiram a palestra de Temer sobre democracia.

Suspensão de dívida milionária

Pouco antes do recesso judiciário de 2023, o ministro do STF Dias Toffoli decidiu suspender o pagamento de uma multa de R$ 10,3 bilhões, aplicada à J&F, em um acordo de leniência, uma espécie de delação premiada para pessoas jurídicas, que prevê punições menores a companhias que confessam participação em atos ilícitos contra a administração pública.

Em março deste ano, no jantar de aniversário da CNN Brasil, com outros empresários e políticos, os irmãos se reuniram com o ministro que meses antes julgou um caso importante para a reputação da empresa.

Na decisão, Toffoli compreendeu que havia dúvidas sobre a “voluntariedade” dos Batista para selar o acordo com o Ministério Público, concedendo ao grupo empresarial dos irmãos, acesso aos dados da Operação Spoofing, que investiga mensagens hackeadas dos integrantes da Lava Jato, episódio que ficou conhecido como Vaza Jato.

Governo fechou acordo que beneficia o grupo

O Ministério de Minas e Energia fechou um acordo com a empresa Âmbar Energia, que pertence ao conglomerado dos irmãos Batista. A decisão acontece sob o contrato realizado entre o Estado e a empresa em 2021, em um cenário de risco de uma possível crise elétrica no país. Na época, o contrato acertava a construção de quatro usinas termelétricas para geração de energia.

As usinas não foram entregues e o contrato deveria ter sido suspenso. A empresa, porém, conseguiu manter o acordo e pode faturar 9,4 bilhões de reais, na negociação promovida pelo governo Lula com apoio do Tribunal de Contas da União (TCU), é o que apurou o jornalista Breno Pires, da revista Piauí.

Segundo a reportagem, o despacho foi assinado pelo ministro da pasta, Alexandre Silveira (PSD), em abril, e foi mantido sob sigilo. A companhia será multada pelo descumprimento apenas em 1,1 bilhão de reais.

O post Relembre o histórico de polêmicas dos irmãos Batista apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Maconha não foi legalizada no Brasil; entenda decisão do Supremo Tribunal Federal https://canalmynews.com.br/noticias/maconha-nao-foi-legalizada-no-brasil-entenda-decisao-do-supremo-tribunal-federal/ Wed, 26 Jun 2024 21:01:46 +0000 https://localhost:8000/?p=44216 Corte definiu que 40 gramas, ou seis plantas fêmeas, é o limite que um usuário deve portar para não ser enquadrado como traficante

O post Maconha não foi legalizada no Brasil; entenda decisão do Supremo Tribunal Federal apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela descriminalização do porte de maconha para uso pessoal e definiu nesta quarta-feira (26) um limite de 40 gramas, ou seis plantas fêmeas, para ajudar a distinguir usuário de traficante. 

Segundo Leonardo Isaac Yarochewsky, advogado criminalista, a descriminalização retira o caráter criminoso do uso individual, diferente da legalização, um tema muito mais profundo que impõe, inclusive, medidas e regulamentações para o comércio. 

No Brasil, Lei das Drogas, de 2006, institui penas diversas da prisão para os atos de transportar, guardar ou adquirir drogas para consumo pessoal, mas não define critérios como a quantidade mínima necessária para caracterizar usuário e traficante. 

Leia mais: Anvisa defende manutenção de marco regulatório para cannabis medicinal

“Essa falta de diferenciação está levando pessoas negras, de baixa renda e de periferia a serem enquadradas como traficantes. Enquanto pessoas brancas, de nível superior, com a mesma quantidade, são consideradas usuárias”, afirma Yarochewsky. “Está havendo uma criminalização em razão da cor da pele.”

O advogado alerta ainda que a quantidade de droga encontrada com o indivíduo não pode ser considerada como critério absoluto para definição de tráfico, como sublinhou o STF na decisão desta semana. “Um traficante pode estar com menos de 40 gramas e as drogas podem estar fracionadas ou escondidas, ou ele pode ser encontrado com balança ou na boca de fumo.”

“A estipulação da quantidade vai ajudar muito. Inclusive para minimizar a grande questão social que existe, onde há um encarceramento das pessoas marginalizadas”, afirma o advogado sobre brechas na lei, que deixava nas mãos de autoridades locais, como policiais no ato da apreensão, a definição se da pessoa como traficante ou usuário. 

A relação descriminalização da maconha com a saúde pública 

Para o psicólogo e redutor de danos Bruno Logan, a decisão da corte diz apenas que “o usuário de drogas que for pego consumindo [maconha] não vai ser mais enquadrado como criminoso. Isso não significa, no entanto, que a maconha pode ser comercializada.

Logan trabalhou durante anos na Cracolândia, em São Paulo, explica: “Descriminalizar contribui para aproximar do Estado a pessoa que tem algum problema, cuidar dela”. 

A decisão do STF, segundo o psicólogo, tira o adicto do campo da justiça e o coloca na saúde pública, com assistência psicológica. “Infelizmente não se fala muito em redução de danos, que é uma política pública que vem se mostrando eficiente em todos os países.”

A atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental para mapear e acompanhar o uso da droga, como já realizado no combate ao tabagismo e álcool. “O que a gente precisa fazer com a população é instruir, comunicar dos riscos e informar quais são os serviços do SUS para o tratamento e cuidado dessas pessoas.”

“O Brasil perdeu a guerra às drogas quando todos os dias uma criança toma um tiro de bala perdida por conta da guerra às drogas”, afirma Bruno Logan.

 

O post Maconha não foi legalizada no Brasil; entenda decisão do Supremo Tribunal Federal apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>