Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Brasil

GUERRA NO LÍBANO

Governo pretende repatriar 500 brasileiros por semana, diz comandante da Aeronáutica

Informação foi divulgada durante coletiva de imprensa no Palácio Itamaraty, com a presença dos ministros José Múcio e Mauro Vieira

por Ester Cauany em 04/10/24 14:48

Reunião de coordenação entre Itamaraty, Ministério da Defesa e FAB sobre operação de repatriação de brasileiros no Líbano/ crédito: Agência Brasil

O comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, afirmou na quinta-feira (3) que o Brasil pretende repatriar cerca de 500 brasileiros por semana no Líbano.

A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa no Palácio Itamaraty, com a presença o ministro da Defesa, José Múcio, e das Relações Internaconais, Mauro Vieira.

“Em torno de 500 brasileiros por semana, esse é um fluxo que conseguimos manter”, declarou. A comunidade brasileira é a maior no país, com 21 mil cidadãos. Cerca de 3 mil já manifestaram interesse em retornar.

Segundo o comandante, 220 pessoas devem retornar ao Brasil neste primeiro voo da operação Raízes do Cedro, que já está em Lisboa, de onde deve seguir para Beirute, capital do Líbano.

Entenda o que está acontecendo no Líbano

A prioridade do governo brasileiro é retirar do território libanês os brasileiros não residentes e, na sequência, os residentes. “Dentro dessas duas categorias o que é estabelecido por lei, os idosos, crianças, gestantes e pessoas com deficiência. Com base nisso e com a disponibilidade de lugares nos aviões estamos organizando as listas”, disse o ministro das Relações Internacionais, Mauro Vieira.

Entenda por que Polícia Federal vasculha lista de brasileiros que desejam voltar do Líbano

O chanceler reforçou que o governo deseja obter resultado positivo na repatriação dos brasileiros, como no ano passado, em Gaza. “Estamos repetindo o que foi feito de outubro do ano passado a início deste ano, com relação aos brasileiros que estavam na faixa de Gaza, na Palestina e em Israel. Foi uma operação muito bem sucedida.”

Os ataques israelenses contra o Líbano já mataram mais de duas mil pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde libanês. O país corre risco de guerra total.

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR