Parlamentares de países do G20 se reúnem, em Brasília, para discutir temas de soberania internacional, como mulheres na política, combate à fome e crise climática
por Ester Cauany em 06/11/24 17:17
“O mundo é mais ou menos igual em relação a nós”, diz deputada sobre desafios da participação feminina na política. Crédito: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Em Brasília, parlamentares de 35 países que compõem o G20 se reúnem até sexta-feira, 8 de novembro, para discutir temas de soberania internacional na 10º Cúpula de Presidentes dos Parlamentos (P20), a presença das mulheres na política, o combate à fome e a crise climática estão entre as pautas que serão discutidas.
A deputada federal Lêda Borges (PSDB-GO), que esteve na formulação da Carta de Alagoas sobre os desafios das mulheres nos parlamentos, afirmou que espera que as recomendações da Carta sejam consolidadas a partir do comprometimento do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). “Nós precisamos avançar no Brasil com as cadeiras para as parlamentares”, disse a deputada.
“Percebemos na prévia de Maceió, com relação às deputadas, que o mundo é mais ou menos igual com relação a nós [mulheres]. A questão de espaço de poder, a questão da igualdade de gênero.”
No documento, idealizado em julho na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, em Maceió (Al), por lideranças femininas das 20 maiores potências mundiais, se comprometeram a pôr em prática 17 recomendações nos eixos: aumento da participação das mulheres nas decisões políticas; o combate à crise climática; e a promoção da igualdade de gênero e a autonomia econômica das mulheres.
Com 20% de representação, a bancada de senadoras e deputadas é a maior da história no legislativo federal, segundo dados da União Interparlamentar (UIP). Dentro dos países que fazem parte do P20 esse número aumenta para 29%. “Ainda temos um longo caminho a percorrer.” Afirmou Lira.
Veja mais: Entenda como funcionam as eleições dos Estados Unidos e veja as grandes diferenças com as do Brasil
Lira espera que o próximo encontro do P20, que deve acontecer em 2025 na África do Sul, continue o compromisso com a Carta, mantendo a discussão entre as pautas fixas.
O encontro das lideranças parlamentares antecede a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, com os presidentes dos países, que acontece nos dias 18 e 19 deste mês.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR