Senado aprova redução de pena para Bolsonaro e seus generais Senado aprovou na noite desta quarta projeto da dosimetria de pena para golpistas | Montagem: Arte/MyNews O GOLPE COMPENSA

Senado aprova redução de pena para Bolsonaro e seus generais

Tamanho do texto:

Com margem folgada – 48 a 25 – bolsonaristas se uniram ao Centrão e aprovaram redução de pena para golpistas; Lula irá vetar texto

O Senado aprovou projeto da dosimetria, que vai permitir a redução de penas para Jair Bolsonaro, seus generais, outros oficiais e toda a cúpula que tentou dar um golpe de Estado no país. Por 48 votos sim a 25 contrários, os senadores confirmaram a proposta aprovada pela Câmara que flexibiliza o regime de progressão de pena.

Quando votado pela Câmara, a conta era de que a pena de Bolsonaro pode cair de 27 anos para 20 a 22 anos e seu tempo de prisão em regime fechado pode ficar em torno de dois anos e meio. O próprio relator na Câmara,  Paulinho da Força (Solidariedade-SP), contou que houve um acordo que envolveu e Hugo Motta a Jair Bolsonaro pela aprovação da redução de penas para os condenados pela tentativa de golpe.

O argumento dos que eram a favor do projeto era de que iria beneficiar os condenados pelo 8 de janeiro, citados como uns “pobres coitados”, palavras dos parlamentares, que nem estavam ali para dar um golpe, mas para fazer baderna. Os contrários ao texto acusavam a tentativa de reduzir a pena de Bolsonaro, que era projeto para beneficiar “uma pessoa só”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já anunciou que irá vetar a proposta aprovada, mas seu veto pode ser derrubado pelos congressistas, que são maioria pró-dosimetria. Mas essa movimentação só ocorrerá ano que vem.

Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.

Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados