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Seu negócio consegue vender em todas as redes sociais?

Em uma pesquisa realizada em março deste ano, identificou-se que 64% dos brasileiros com smartphone já fizeram compras pelo whatsapp, será que seu negócio está ficando para trás?

por por Luara Fukumoto em 18/09/22 18:21

A Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil realizada em março de 2022, mostrou um crescimento de compras através de um aplicativo ou site no smartphone de 81% em março de 2021 para 87% em março deste ano.

Mas dentro destes números, o que será que está acontecendo?

Da base entrevistada de 2.033 brasileiros que acessam a internet e têm smartphone, 81% responderam que fizeram alguma compra de mercadoria através de um aplicativo ou site no smartphone.

 

Por que é importante ter presença nas redes sociais?

É inegável que os brasileiros utilizam muito mais seus smartphones do que os computadores para realizar compras. A mesma pesquisa Panorama identificou que 84% dos entrevistados utiliza o smartphone para compras.

A presença da sua marca na rede social certa pode te prossibilitar maior visibilidade, maiores vendas e o principal, conexão. As redes sociais aproximam as marcas dos clientes pela velocidade da comunicação, pela espontaneidade e pela facilidade, entretanto, é importante não confundir nada disso com falta de estratégia e de planejamento.

Até porque, alguma “bola fora” que sua marca cometa nas redes sociais vai se espalhar muito mais rapidamente e o dano estará feito de uma maneira que você não vai conseguir controlar.

Utilize as redes para mostrar novidades, promoções, divulgar parcerias, testes, modos de usar o seu produto e clientes satisfeitos. Tudo isso vai trabalhar a favor da divulgação da sua marca. Se você tiver facilidade para entrar nas trends das redes utilizando as músicas e memes em alta, isso vai turbinar a visibilidade da sua marca.

 “- Mas eu já tenho muita coisa para fazer, ainda preciso ficar fazendo vídeo pras redes?”

Sim, eu sei. É muita coisa para fazer: lidar com toda a realidade do seu negócio e ainda pensar em conteúdo para as redes sociais.

É por isso que é importante que você tenha um planejamento para sua comunicação nas redes sociais, assim como você tem planejamento de pagamento de salários, de reposição de estoque e etc.

Não se preocupe em postar todos os dias e nem em participar de todas as trends. É mais importante que você planeje e execute 3 conteúdos semanais, por exemplo, mas que sejam relevantes para a sua audiência e que realmente atraiam público do que passar o dia todo produzindo conteúdo que não converte nada para sua marca.

Minha marca precisa estar em todas as redes sociais?

Facebook, Instagram, Tiktok… não param de surgir redes e você ouve muita gente toda hora falando que está em todas. Pode parecer que não mas, em geral, é possível dividir grosseiramente os públicos.

Devido às diferenças geracionais, à facilidade de utilização dos aplicativos e da dinâmica de conteúdo de cada um deles, é possível fazer uma diferenciação por idade. Isso não é regra, é uma visão generalista sobre os usuários de cada rede:

  • Os baby boomers, pessoas com 60 anos ou mais, tendem a utilizar mais o Facebook;
  • A geração X, nascidos entre 1965 e 1979, utiliza mais o Facebook e o LinkedIn;
  • A geração Y, nascidos entre 1980 e 1994, utiliza o Yotube, o Instagram e o LinkedIn;
  • A geração Z, nascidos entre 1995 e 2010, utiliza o Tiktok e o Instagram

Este levantamento não é uma descrição rígida da população de cada rede social, afinal, a comunicação e a tecnologia estão cada vez mais fluidas. O importante é sua marca ter presença estratégica nas redes que gerem mais conexão com o público desejado.

 Conexão que gera vendas.

Criar conexão com seus clientes é importante para gerar confiança porque é a partir da confiança que os clientes compram. Na pesquisa Panorama, 64% dos entrevistados já realizaram encomendas através do Whatsapp, 46% através do Instagram e 31% através do Messenger.

Se sua marca ainda não tem um número de Whatsapp ou uma comunicação definida para este canal, está na hora! O whatsapp é utilizado por 99% dos entrevistados na pesquisa e permite uma comunicação mais próxima do cliente com a sua marca.

Utilize as ferramentas que você tem disponíveis para se aproximar e gerar interesse e conexão, as vendas são consequência e você terá muito sucesso!

Quer saber como ter um negócio cada vez melhor?

Além de acompanhar sempre as finanças do seu negócio, você também precisa cuidar do branding para tudo caminhar alinhado.

Comenta aqui embaixo qual sua maior dúvida para fazer seu negócio melhorar que voltamos com novos artigos aqui para te ajudar.

Fonte: https://www.mobiletime.com.br/pesquisas/comercio-movel-no-brasil-abril-de-2022/

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