Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Economia

reforma

“Essa reforma tributária vai ser só do próximo governo”, diz economista

Proposta será apresentada nesta terça no Congresso. Governo avalia fatiar reforma em quatro projetos

por Hermínio Bernardo em 03/05/21 20:48

O projeto de reforma tributária será apresentado nesta terça-feira (4) na comissão mista do congresso que discute o tema. A expectativa é que o relatório fosse lido nesta segunda, após a promessa do presidente da Câmara, Arthur Lira, na última semana.

À tribuna, presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL).
À tribuna, presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL). Foto: Marcos Oliveira (Agência Senado).

O relator é o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB) que deve aglutinar as três propostas sobre o tema. Uma tramitava na Câmara, outra no Senado e uma terceira foi sugerida.

Para o economista e professor da Finted, Alexandre Chaia, não é o momento para realizar a reforma. Ele acredita que há reforma só será aprovada no próximo governo.

“É um momento complexo, onde a gente tem uma dificuldade econômica, uma crise de saúde e um aumento de cargo do setor que mais emprega. E entrando no ano que vem, que é um ano de eleição e ninguém quer mexer com nenhum tipo de desacordo com essas partes. Então acho que essa reforma não vai ser aprovada nesse ano e nem no ano que vem. Essa reforma tributária vai ser só do próximo governo”, avaliou.

Uma das propostas do governo é fatiar a reforma em quatro partes e ir aprovando aos poucos. Primeiro, o governo quer aprovar a unificação de PIS e Cofins, criando um imposto único.

O restante da reforma incluiria a unificação de outros impostos, como IPI e IOF, e a criação de um imposto sobre transações digitais, que seria nos moldes da CPMF.

Chaia avalia que, com a proposta, não haverá redução de impostos e, sim, simplificação para o governo.

“A ideia não é reduzir imposto. A população acredita, que quando se fala em reforma tributária, em redução. Mas para reduzir imposto, tem que reduzir o tamanho do Estado. E o governo em momento nenhum fala em reduzir Estado e, sim, aumentar déficit e gastar mais dinheiro. Logo, a reforma tributária não é para diminuir no bolso da gente, é para manter o nível de pagamento igual e mais simplicidade para o governo cobrar”, afirmou.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR