Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Economia

MUDANÇAS NO IR

“Não teremos aumento de carga tributária”, diz Lira sobre reforma

Presidente da Câmara defende tributação de dividendos e diz que vai trabalhar para aprovação de reforma sem “sanha arrecadatória”

por Juliana Causin em 06/07/21 21:40

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta terça-feira (6) a aprovação do texto da reforma tributária enviada pelo governo sem o que chamou de “sanha arrecadatória”. A segunda parte do texto, com mudanças no Imposto de Renda, foi entregue pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, no último dia 28.

Em entrevista à rádio Jovem Pan, Lira disse que irá trabalhar para aprovação de uma reforma que seja “neutra”. Ele negou que o texto leve a um aumento da carga tributária no país.

“Não teremos aumento de carga tributária. Pelo contrário, vamos trabalhar para que a reforma seja neutra, sem a sanha arrecadatória da Receita. Às vezes, um Projeto de Lei é feito pelo governo a várias mãos e, nesse aspecto, ele pode chegar aqui com algumas disparidades”, afirmou.

O deputado defendeu  ainda a proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, de tributar lucros e dividendos em 20%. A ideia teve recepção negativa entre o mercado financeiro e investidores. Para o presidente da Câmara, “os empresários não podem aproveitar a disparidade de alguma alíquota que venha, de alguma dosagem de imposto, para não pagar dividendos”.

Na segunda (13), diante da reação negativa à reforma, o ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu que pode corrigir eventuais excessos no projeto. Tanto o governo quanto Lira esperam votar o texto antes do recesso parlamentar de julho, que começa no próximo dia 18. 

“Não parece ser uma reforma”

Para o CIO do CA Indosuez no Brasil, Fábio Passos, o texto apresentado pelo governo acaba, no fim, levando a um aumento da carga tributária.
“Não parece ser uma reforma, mas sim uma forma de tributar de maneira diferente a produção local”, afirma.

Ele explica que a reação negativa entre o mercado financeiro e investidores vem da percepção de que o texto aumentar a carga de impostos no país e não traz desonerações.“No final do dia parece mais um arremedo de reforma do que reforma de fato. Você tem um discurso de tributar dividendos, tributar o grande capital, quando parece que na verdade o governo está tentando aumentar mais a arrecadação do que qualquer outra coisa”, diz ele. 

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR