Filipe Villegas, estrategista de ações da Genial, explica porque as empresas tiveram esse desempenho na bolsa
por Luciana Tortorello em 05/08/21 10:27
A pandemia do novo coronavírus pegou a todos de surpresa. E com ela veio a crise que abalou vários setores da economia. Ou quase todos. O Ibovespa, a bolsa de valores brasileira, sofreu grande impacto com a pandemia, chegando a 67 mil pontos. Atualmente, ela se encontra na casa dos 120 a 125 mil pontos. Muitas empresas conseguiram aproveitar de alguma forma esse momento de crise para crescer e se expandir, enquanto outras tiveram seus investimentos bem abalados pela crise sanitária mundial.
A pedido do MyNews Investe, a Smartbrain fez um levantamento que mostra as empresas com melhor e pior desempenho no mercado de ações desde o início da pandemia, tendo como data base o dia 28 de fevereiro de 2020. E para explicar o porquê dessas empresas estarem nessas posições no levantamento, conversamos com Filipe Villegas, estrategista de ações da Genial Investimentos.
Dentre os papeis que mais aumentaram sua rentabilidade estão Taurus, Banco Inter e Locaweb. Filipe Villegas avalia que no caso da Taurus, ela passou por um momento de transformação em seu modelo de negócios, expandindo sua atuação nos Estados Unidos.
“A Taurus acabou sendo favorecida por esse momento de pandemia, em que o Real por muito tempo ficou depreciado e outro fator importante também foi a capacidade da empresa no repasse de custos, fora a transformação que aconteceu, ela que tinha há dois anos o ‘price earnings’ (índice preço lucro) negativo; era uma empresa que não tinha lucro, e depois dessa transformação a passou a ter lucro”, observa Villegas.
Sobre o Banco Inter, o estrategista de ações da Genial explica que a empresa tem explorado bastante o marketplace, ou seja, a possibilidade de vender produtos. “Quando você junta ideias de serviços financeiros com uma capacidade de atender muitos clientes, a um custo muito mais baixo do que os bancos”. Além disso, a pandemia acabou mudando o perfil dos consumidores, o que fez o e-commerce explodir e o banco aproveitou esse momento.
Outra empresa que conseguiu boa rentabilidade com suas ações no período foi a Locaweb. Ela presta serviço para empresas que são físicas e que precisam entrar para o mundo virtual e aproveitou o aumento do e-commerce, o que a levou a uma forte valorização.
Em contrapartida, também aconteceu de as empresas não conseguirem se organizar nesse momento de crise. Foi o caso da IRB Brasil, que já vinha com problemas em seus balanços financeiros.
No caso da Tecnisa e da Helbert – são do setor de construção, setor esse que está atravessando um momento difícil em 2021. “Hoje eu vejo que o setor de construção civil acaba sofrendo, principalmente por conta de um aumento do custo de matérias-primas e da dificuldade do mercado em perceber a capacidade dessas empresas, em repassar esses recursos para o seu consumidor final, dentro de um ambiente em que se espera que a taxa de juros acaba desestimulando as pessoas a fazerem financiamentos imobiliários. Vejo que isso acaba pressionando não somente as empresas, mas todo o setor de construção civil”, analisa Villegas.
Outros setores bastante impactados foram os de educação, turismo e aéreo. A Cogna sentiu o baque da pandemia e mesmo sendo uma das maiores empresas do setor educacional, os principais investimentos foram em ensino presencial, o que acabou diminuindo sua rentabilidade no período.
“Outros fatores também impactam a Cogna; não somente ela, mas todos os setores de educação, é que aqui no Brasil existe uma correlação direta entre nível de emprego e a busca por cursos de graduação, diferente do que acontece em países desenvolvidos, onde quando aumenta o desemprego, é justamente quando as pessoas vão buscar por ensino. Aqui no Brasil, a gente tem movimento contrário, quando as pessoas perdem o emprego, elas não têm como financiar os seus cursos; então o setor educacional acaba sofrendo com desemprego mais alto”, argumenta o especialista.
Veja abaixo a lista com a rentabilidade das 10 melhores e 10 piores empresas no período de 28/02/2020 a 27/07/2021, segundo a Smartbrain:
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR