As exigências por produtividade e as inúmeras tarefas do cotidiano não podem fazer a gente esquecer do autocuidado. O resultado de uma rotina muito acelerada pode ser ansiedade
por Adriana Santana em 15/10/21 22:52
Cartas? Quem escreve cartas hoje? Existe e-mail, mensagens no Whatsapp, Telegram, Twitter, Instagram, tantos meios de comunicação gratuito. Dizem por aí que enviar cartas está fora de moda, mas eu precisava muito que você dedicasse alguns instantes para ler atentamente algumas coisas que andei pensando nos últimos tempos, esta foi uma ideia que surgiu numa tarde de domingo.
Bem, vamos começar:
“Olá, como vai? Por favor não me responda com rapidez, eu sei que esta pergunta pode ser muito mais complexa do que parece. Bem, eu decidi escrever esta carta, pois precisava que você entendesse os motivos que me levaram a surgir de assalto na sua vida. Para ser muito sincera nós sempre estivemos pertinho, mas com o passar do tempo e as complexidades da vida tudo foi ficando mais difícil, e você ia se afastando de si mesmo sem ao menos se dar conta disso.
Tirar-lhe o ar foi a maneira que eu encontrei de chamar a sua atenção. Peço desculpas, e sei que você se sentiu muito mal com todos os sintomas que acompanharam a crise de ansiedade, tudo foi saindo dos trilhos e não vi outro jeito.
Olhando tudo ao redor, fica simples entender os motivos que tem levado tantas pessoas ao adoecimento mental e físico, essa é a minha opinião baseada nas minhas observâncias. Sei que isso é pouco, e o correto é basearmos nossas opiniões na ciência e apoio isso sim, tá?
Eu queria muito que você olhasse mais para si, se cuidasse. Você precisa sim ser produtivo e criar muitas coisas para trazer o teu sustento para casa, mas também precisa sair para outros lugares, conhecer pessoas novas e ficar um pouco calado no teu canto. Sabe o que te falta? Respirar! Talvez, você me diga que isso é inato, mas você não faz isso tão corretamente quando pensa. Limpe as lentes dos teus óculos para conseguir enxergar direito, e respira um pouco mais fundo e devagar, os efeitos são maravilhosos.
Eu falo tudo isso porque te conheço muito bem, afinal de contas, te acompanho a vida inteira. O barato é louco e o processo deixou de ser lento há tempos, mas tira um tempo para você, use a tua criatividade para isso, mesmo que se acalmar seja cuidar das plantas por 20 minutos; isso não é bobo, te juro! Confie em mim.
A minha ideia não é te fazer mal, mas tentar chamar a sua atenção para a necessidade de autocuidado, de carinho e amor com você mesma, vou te dar um exemplo bem prático: Quando você come, muitas vezes nem presta atenção nisso, pois precisa raspar logo o prato, pois as tarefas estão te aguardando, as cobranças não vão parar, sei disso muito bem, mas quando você conseguir fortalecer as suas bases vai poder enfrentar melhor os desafios. Não te prometo que será fácil, pois para chegar nesse fortalecimento que citei você vai precisar assumir um compromisso terapêutico muito honesto e, por vezes, dolorido.
A chance de que eu suma definitivamente da sua vida não é das mais altas, mas a probabilidade de podermos conviver de maneira saudável é real. Dá para fazer, dá para criar uma comunidade que cuida de si e tenta cuidar dos outros, afinal, somos seres sociáveis e interdependentes. Fale sobre os teus sentimentos, aprenda a se acolher, sei que você queria receitas, mas eu não tenho isso para te oferecer. Ninguém nunca vai ter, e se alguém te oferecer, por favor, desconfie.”
Adriana Santana é jornalista e pós-graduanda em influência digital
* As opiniões das colunas são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a visão do Canal MyNews
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR