Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

PEDIDO NEGADO

Governo impõe sigilo sobre encontros entre Bolsonaro e pastores do MEC

Após pedido do jornal O Globo sobre encontro com pastores do MEC, gabinete de Segurança Institucional (GSI) afirmou que publicação das informações poderiam colocar em risco a vida de Bolsonaro.

por Redação em 13/04/22 17:41

Na foto, o pastor José do Nascimento Pires Sampaio Junior, o presidente Jair Bolsonaro, o pastor Gilmar Santos e o também pastor Arilton Moura. Foto: Marcos Corrêa (PR)

O governo federal negou acesso a dados referentes às visitas dos pastores Gilmar Santos (à direita de Bolsonaro na foto) e Arilton Moura (à esquerda) ao Palácio do Planalto. Com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), o jornal O Globo afirmou, em reportagem publicada nesta quarta-feira (13), que solicitou a relação das idas dos pastores, supostamente envolvidos em um esquema de corrupção no Ministério da Educação (MEC), à sede do Executivo Federal.

O pedido foi negado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) cuja razão foi que a publicação das informações pode colocar em risco a vida de Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM:

Os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos foram apontados como pivôs do escândalo do MEC, revelado na segunda semana de abril.. De acordo com a agenda presidencial, os dois pastores foram ao menos três vezes ao Planalto. O GSI, entretanto, afirmou que os dados solicitados pelo jornal colocam dados pessoais em risco e que as informações sobre entradas e saídas no Palácio do Planalto cumprem “finalidade específica de segurança”.

No Palácio do Planalto, os visitantes devem se identificar na entrada e indicar qual gabinete ou escritório pretendem visitar. Por isso, há um registro das movimentações dentro do edifício. Normalmente é necessário  que os responsáveis pela área visitada autorizem a entrada.

Gilmar Santos e Arilton Moura são investigados pela Polícia Federal por suspeita de cobrança de propina em troca da liberação de verbas do Ministério da Educação sob a gestão do ex-ministro Milton Ribeiro. Em áudios divulgados pela Folha de S. Paulo, Ribeiro afirma que prefeituras indicadas pelos pastores tinham prioridade na liberação de verbas do MEC.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR