Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

OPERAÇÃO LAVA JATO

Comitê da ONU conclui que Lula sofreu julgamento parcial no caso da Lava Jato

Comitê de Direitos Humanos afirmou nesta quinta-feira (28) que ex-presidente Lula (PT) teve garantia a um julgamento imparcial, a privacidade e os direitos políticos violados no julgamento da Operação Lava Jato.

por Redação em 28/04/22 10:09

Foto: Ricardo Stuckert (Reprodução Redes Sociais)

O Comitê de Direito Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou, nesta quinta-feira (28), a decisão de que o ex-presidente Lula (PT) teve violados o julgamento imparcial, a privacidade e os direitos políticos durante o julgamento da Operação Lava Jato.
LEIA TAMBÉM:

A decisão da organização aconteceu após o próprio Lula apresentar uma representação ao órgão. A defesa contestou a detenção do petista em 2016, em uma sala da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Além desse episódio, também foram contestadas a parcialidade do processo e julgamento, a divulgação de mensagens privadas da família de Lula e o impedimento de sua candidatura nas eleições presidenciais de 2018.

O comitê avaliou que os direitos de Lula foram infringidos em todos os pontos da queixa. A decisão foi tomada após seis anos de análise em Genebra, na Suíça. A ideia é que o parecer oriente medidas para reparar os danos sofridos pelo líder petista.

O Brasil é assinante de tratados internacionais da ONU e o padrão esperado pela organização é que o parecer seja adotado pelo estado brasileiro, mas a decisão pode ser ignorada. Na prática, o documento da ONU não interfere diretamente na Justiça brasileira, que não precisa acatar a decisão em nenhuma instância. No entanto, a decisão serve de pressão internacional e também de aval para a argumentação da defesa de Lula.

No documento, a ONU indicou ao Brasil “assegurar que quaisquer outros procedimentos criminais contra Lula cumpram com as garantias do devido processo legal, e a prevenir violações semelhantes no futuro”.

Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) atestou que o juiz Sergio Moro, responsável pelas decisões da Lava Jato em 1ª instância, foi parcial nos julgamentos de Lula e anulou as condenações do ex-presidente.

Ao UOL, Sergio Moro disse que só vai se pronunciar oficialmente quando tiver acesso ao conteúdo do parecer da ONU e afirmou que as condenações de Lula por corrupção se deram em três instâncias do judiciário, inclusive com o aval do STF para a prisão.

Confira abaixo a coletiva de imprensa concedida pelos advogados de Lula Cristiano Zanin e Valeska Martins na manhã desta quinta (28):

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR