Pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (11) e aponta pré-candidato petista como nome mais citado pelos entrevistados, com 46% das intenções de voto.
por Redação em 11/05/22 09:50
Em nova pesquisa do Datafolha, ex-presidente Lula (PT) segue na liderança da corrida presidencial de 2022. Foto: Ricardo Stuckert (Agência PT).
O instituto Quaest divulgou, nesta quarta-feira (11), uma nova pesquisa com as intenções de voto para o cargo de presidente da República e, de acordo com o levantamento, o ex-presidente e atual pré-candidato Lula (PT) venceria as eleições ainda no primeiro turno.
LEIA TAMBÉM:
Além disso, o levantamento aponta que o petista mantém uma vantagem de 17 pontos percentuais sobre Bolsonaro (PL) e que não houve variações fora da margem de erro em comparação à última pesquisa divulgada abril.
Na pesquisa estimulada, que é aquela onde são apontados os pré-candidatos, no cenário com oito nomes, Lula tem 46% das intenções de voto. Os outros 7 pré-candidatos somam 44%.
Os dados mostram que Bolsonaro parou de crescer nas pesquisas depois de três meses de evolução positiva. Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, os embates do presidente com o Supremo Tribunal Federal (STF) e com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o perdão ao deputado Daniel Silveira e a desconfiança sobre a segurança do processo eleitoral constribuíram para que eleitores moderados, que tiham uma certa tendência em votar em Bolsonaro, pisasse no freio.
No recorte por região, Lula perde somente no Centro-Oeste, local que se fosse responsável pelo país todo, daria a vitória a Bolsonaro no primeiro turno. Já no Nordeste, Lula tem maior vantagem de todas as regiões, mais de 40% em relação a Bolsonaro.
A pesquisa também aponta que Lula leva vantagem em todos os cenários de segundo turno. Em um eventual embate com Bolsonaro, o petista tem 54% contra 34% do atual chefe do Executivo.
Contra Ciro Gomes, Lula sustenta uma vantagem de 29 pontos (53% x 24%). De acordo com o levantamento, Bolsonaro e Doria são os mais rejeitados entre os pré-candidatos. 59% dos entrevistados afirmaram que “conhecem e não votariam” no presidente.
A pesquisa ainda aferiu a avaliação do governo Bolsonaro. 46% avalia a gestão de forma negativa; 27% classificam o governo como “regular” e 25% como “positivo”.
De acordo com o instituto, essa foi a 11ª rodada da pesquisa, e a mais longa da série, onde foram ouvidas 2 mil pessoas de forma presencial entre os dias 5 e 8 de maio.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR