Pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo mostra corrida eleitoral no DF e intenções de voto para governo também está empatada entre Ibaneis e Arruda e o empate se repete também para a presidência
por da Redação em 17/07/22 13:10
Neste domingo a Genial/Quaest soltou pesquisa mapeando os eleitores no Distrito Federal. A intenções de voto para o governo não remete à polarização nacional. Embora o eleitor de Bolsonaro esteja votando mais no atual governador Ibaneis Rocha (38%), o eleitorado de Lula se divide entre ele e José Arruda. E o eleitorado de Ciro Gomes também.
Na corrida ao governo, Ibaneis (28%) e Arruda (25%) aparecem empatados tecnicamente.
Em todos os cenários testados, haveria segundo turno entre os dois. Sob vários aspectos, eles aparecem empatados. “Primeiro, metade acha que Ibaneis merece uma segunda chance, outra metade acha que não”, anotou Felipe Nunes, CEO da Quaest.
Ambos são conhecidos e rejeitados nos mesmos patamares. Arruda conhecido por 95% e rejeitado por 49%. Ibaneis conhecido por 96% e rejeitado por 48%. “Ou seja, tudo na margem de erro”, observou Nunes. Como resultado, eles também aparecem tecnicamente empatados na margem de erro no cenário de segundo turno testado: Ibaneis 41% x Arruda 38%.
POR RENDA
Não conseguimos distinguir estatisticamente qual estrato de renda apoia mais Ibaneis ou Arruda, mas da pra ver na transversal que quanto maior a renda, maior tende a ser o apoio a Ibaneis, quanto menor a renda, melhor para Arruda, sugerindo um corte de renda
Em favor de Ibaneis: sua boa avaliação de governo. Os 33% de avaliação positiva e os 37% de regular criam um colchão de proteção para o atual governador. Ele que tem avaliação melhor do que a do presidente no DF.
A corrida para o senado tem um quadro diferente. A mulher de Arruda e atual deputada, Flávia Arruda aparece bem na frente dos demais com 36% no cenário completo, contudo tem rejeição maior. A ex-ministra Damares Alves e José Reguffe aparecem empatados com 9%.
FLAVIA AGLUTINA APOIOS
Damares se sai melhor entre eleitores de Bolsonaro, mas só ali. Flávia, ao contrário, consegue atrair voto de eleitores de Lula, Bolsonaro e Ciro. Ela aglutina apoios para além de um lado do jogo nacional.
Damares ainda tem 50% de desconhecimento e provavelmente por isso acumula rejeição de 28%. Flávia é conhecida por 86%, contudo tem rejeição de 40%. “Proporcionalmente, elas tem a mesma rejeição”, anota Felipe Nunes.
Em suma, Nunes observa o cenário eleitoral presidencial no DF. Neste caso, o voto espontâneo ainda é bem pequeno. 38% estão indecisos para presidente, 29% tem intenção de votar em Bolsonaro e 26% em Lula.
No cenário estimulado, Bolsonaro aparece numericamente à frente de Lula (36 % e 32%). No entanto, estatisticamente empatados na margem de erro da pesquisa.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR