Diretora-executiva da RAPS falou sobre pesquisa que mostra como 7 em cada 10 pessoas dizem ter medo de serem agredidas por motivos políticos
por Igor Zahir em 20/09/22 17:10
No Brasil atual, 7 em cada 10 pessoas dizem ter medo de serem agredidas fisicamente por motivos políticos. É o que diz a pesquisa “Violência e Democracia: panorama brasileiro pré-eleições de 2022 – Percepções sobre medo de Violência, Autoritarismo e Democracia”, feita pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Para falar sobre esses números, Myrian Clark recebeu no Almoço do MyNews desta terça-feira (20/09) a cientista política Mônica Sodré, diretora executiva da RAPS.
“Regime democrático é uma conquista civilizatória recente e nada garante que vá durar. Precisamos batalhar todos os dias pra que ele permaneça e possamos aperfeiçoa-lo. E o regime democrático não tem a ver só com eleições. A eleição é um elemento fundamental de qualquer democracia, assim como participação popular e liberdade de imprensa. Mas nós temos um Brasil hoje em que 33 milhões de pessoas passam fome. Democracia precisa olhar também pra correção das desigualdades sociais e precisa chegar até o maior número de pessoas pra promover melhor qualidade de vida pra todo mundo por mais tempo”, explicou Mônica.
A cientista política também alertou para outro fenômeno político dos últimos tempos: “A erosão da democracia tem acometido vários países no mundo, que passou por três ondas de democracia e duas ondas de retrocesso democrático. A literatura da Ciência Política mostra que a gente está agora numa terceira onda de retrocesso. O Brasil já deixou de ser, na visão dos principais centros de pesquisa mundiais, um país com democracia iliberal (onde há respeito ao estado de direito) e retrocedeu algumas categorias, sendo hoje uma democracia eleitoral. Significa que o respeito ao estado de direito caiu. Isso nos coloca como um dos maiores países com tendência à autocracia, quando se reduz a qualidade da democracia, junto a países como Polônia, Turquia e Hungria, e isso é muito grave”.
Para conferir a entrevista completa, assista o Almoço do MyNews:
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR