Claudio André de Souza, professor da Unilab, fala sobre polarização nas campanhas presidenciais de Lula e Bolsonaro
por Igor Zahir em 20/09/22 19:01
Voto ideológico, voto útil e polarização são algumas das expressões mais faladas nestas eleições. Para analisar a reta final até 2 de outubro e comentar a importância do engajamento político, Mara Luquet recebeu no Café do MyNews desta terça-feira (20/09) o cientista político Claudio André de Souza, professor da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) na Bahia.
“O voto precisa ser mais consciente e precisa ser ideológico. Aquele voto, do ponto de vista do nosso sistema político, é contado de maneira partidária, formando o quociente eleitoral. E obviamente qualquer político que adentre ao Congresso vai precisar dialogar com a bancada, com a instância do partido político que ele faz parte”, disse o professor.
Cláudio André acha válido também destacar os contrastes entre os dois principais candidatos: “O atual presidente remou em direção à polarização, para reeditar o antipetismo que foi muito importante enquanto fenômeno para a definição das eleições em 2018. Enquanto isso, o ex-presidente Lula remou para a despolarizacão. Veja que nessa reta final da sua campanha a gente percebe muito bem o que significou desde o início a estratégia eleitoral de atrair Alckmin, de atrair o apoio de outros ex-presidentes. De buscar apoios estaduais, que também fossem nessa perspectiva de gerar um diálogo com outros grupos”.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR