Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Colunistas

BALAIO DO KOTSCHO

Pangaré de Tróia levado para o Planalto pelos generais abalou a imagem do Exército

A derrocada da confiança: Como Bolsonaro afetou a imagem das Forças Armadas no Brasil

Em 16/09/23 13:08
por Balaio do Kotscho

Ricardo Kotscho, 75, paulistano e são-paulino, é jornalista desde 1964, tem duas filhas, 5 netos e 19 livros publicados. Já trabalhou em praticamente todos os principais veículos de mídia impressa e eletrônica. Foi Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República (2003-2004). Entre outras premiações, foi um dos cinco jornalistas brasileiros contemplados com o Troféu Especial de Direitos Humanos da ONU, em 2008, ano em que começou a publicar o blog Balaio do Kotscho, onde escreve sobre a cena política, esportes, cultura e histórias do cotidiano

Obscuro suboficial do Exército reformado como capitão aos 33 anos, após responder a processos disciplinares, que depois passou a vida de parlamentar no fundão do baixo clero na Câmara, foi o Cavalo de Tróia escolhido pelo Alto Comando para a volta dos militares ao poder pelo voto direto, em 2018.

Não por acaso, “Cavalo” era o seu apelido nos quarteis, onde ameaçou jogar bombas para conseguir melhores soldos para os companheiros de farda.

Os oficiais do Alto Comando que o bancaram e prometeram controlar (aconteceu exatamente o contrário), logo descobririam que se tratava, na verdade, de um pangaré indomável, que queria derrubar as cercas da Constituição para assumir o poder absoluto, com o apoio dos militares, um golpe de Estado fracassado graças à barreira erguida pelo Supremo Tribunal Federal e da resistência da sociedade civil organizada, mas o estrago na imagem das Forças Armadas já estava precificado.

Recorro à figura do grande cavalo de madeira oco por dentro, que levou soldados gregos para derrotar os troianos no tempo em que se amarrava cachorro com linguiça, para ilustrar o que aconteceu no Brasil nos quatro anos de Jair Bolsonaro, que arrastou os militares para o mar de lama do seu governo.

Na mais recente pesquisa Datafolha divulgada esta semana, apenas 34% dos brasileiros responderam ainda confiar nas Forças Armadas, o menor índice da série histórica. Mesmo assim, ainda é o maior entre as 10 instituições pesquisadas. Foi uma queda de 11 pontos percentuais desde a posse do capitão, em 2019.

Generais como Eduardo Villas Boas e Hamilton Mourão, que combateram a presidente eleita Dilma Rousseff, por temerem os resultados da Comissão da Verdade sobre os crimes da ditadura e simplesmente não aceitarem o PT no governo, não podiam imaginar que a grande derrocada na confiança da população viria justamente durante o governo paramilitar de um antigo companheiro de armas.

Outro dado da pesquisa mostra que a população não acredita na versão do Alto Comando de que apenas alguns “lobos solitários” fardados teriam participado do 8 de Janeiro, tentando preservar a instituição (até hoje, nenhum nome foi identificado no inquérito aberto pelo Exército).

Para 61% dos brasileiros, oficiais das Forças Armadas estiveram envolvidos em irregularidades no governo Bolsonaro, a principal razão do estrago causado na imagem da instituição.

Enquanto não for passada a limpo esta questão do papel dos militares nos preparativos em frente aos quartéis do Exército e no próprio dia dos atentados aos Três Poderes em Brasília, além do escândalo das joias das Arábias, continuará erodindo a imagem duramente recuperada na redemocratização do país, após 21 anos de regime militar, que os terroristas do 8 de Janeiro queriam ressuscitar.

Golpe Nunca Mais!: esta é a nova jurisprudência criada pelo STF na histórica semana que passou, quando foram condenados os primeiros réus a penas de até 17 anos de prisão, e enterrada de vez a grande farsa da Operação Lava Jato, com a anulação de provas imprestáveis.

Vida que segue.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR