Colunistas

AMPLIANDO CONHECIMENTO

5 filmes e séries para entender as crises Argentinas

Saiba filmes que podem ajudar a entender a atual situação da Argentina

Em 11/10/23 10:35
por Coluna da Sylvia

Sylvia Colombo nasceu em São Paulo. Foi editora da Ilustrada, da Folha de S. Paulo, e atuou como correspondente em países como Reino Unido, Colômbia e Argentina. Escreveu colunas para o New York Times em Espanhol, o Washington Post em Espanhol, e integra os podcasts Xadrez Verbal e Podcast Americas. Entrevistou a vários presidentes da regão. Em 2014, participou do programa da Knight Wallace para jornalistas na Universidade de Michigan. É autora do "Ano Da Cólera", pela editora Rocco, sobre as manifestações de 2019 em vários países da regiõa. Vive entre São Paulo e Buenos Aires, enquanto viaja e explora outros países da Latam

Série Dezembro / Foto: Divulgação

Esperando ao Messias, dir. Daniel Burman, 2000 (Amazon Prime)
O filme se passa em 1999 e, portanto, retrata a Argentina antes da crise de 2001, que causou a queda do então presidente, Fernando de La Rúa, e uma maxi-desvalorização do peso. O processo é visto por meio dos olhos de Ariel (Daniel Hendler), um jovem que pertence à enorme comunidade judaica de Buenos Aires, universo onde se passam várias das produções do cineasta Daniel Burman (Vencedor do Urso de Ouro, Festival de Berlin, 2004).

A mãe de Ariel está gravemente doente, e o rapaz luta por conseguir um trabalho numa Argentina às vésperas de um furacão social e econômico.

Num dos momentos mais emblemáticos do filme, Ariel entra num banco para descontar um cheque e vê a porta da agência se fechar na sua cara. Do lado de fora, clientes desesperados para retirar dinheiro fazem balançar as portas da agência, antecipando as tentativas de invasão dos bancos tão comuns na crise de 2001.

Dezembro, 2001 – dir. Benjamín Ávila, 2023 (Star+)
A pior crise econômica, social e política da história do país vizinho é contada em vários planos. No principal, estão os bastidores do poder, as tramas, intrigas e reviravoltas que ocorrem ao redor do então presidente Fernando de la Rúa, que ao final desse processo acaba abandonando o poder, a Casa Rosada e a Argentina a bordo de um helicóptero.

Nos demais planos, vemos como as ruas fervilharam durante a crise, e, depois, viveram uma escalada de repressão e violência. Ao final, os enfrentamentos levaram à morte de 39 pessoas.

O cenário geral era o de uma crise já em estado de metástase, com o desemprego e a pobreza batendo recordes e mostrando que a convertibilidade política econômica instalada no governo de Carlos Menem, em que um peso valia um dólar era uma medida artificial que se mostraria um enorme fracasso a longo prazo.

Cenas comuns daquela época, como os panelaços, saques ao comércio e vidraças de bancos vandalizadas são retratados fielmente, assim como a ascensão dos “piqueteros” e as imagens de uma Buenos Aires quase distópica, com o caos reinando nas ruas.

Interessante observar como há muitas coisas em comum com o momento de crise que o país vive atualmente. A série é baseada no livro “El Palacio y La Calle”, de Miguel Bonasso. A direção é de Benjamín Ávila (de “Infância Clandestina”).

Memória do Saqueio, Fernando “Pino” Solanas, 2004 (no youtube)
Este já clássico documentário sobre as diversas crises pelas quais passou a Argentina, retrata o país desde a ditadura militar (1976-1983) até o “estallido”, de 2001.

Solanas defende a tese de que a degradação econômica da Argentina vem da frustração com a política neoliberal que ocupou espaços de poder depois da redemocratização do país. Também ataca o avanço das multinacionais, a corrupção e o programa de privatizações que começou a ser aplicado nos anos 1990, com apoio da comunidade internacional.

O filme viaja a várias partes da Argentina, tirando do centro das atenções a cidade e a área metropolitana de Buenos Aires e mostrando diretamente a fome, a infância sem educação e a pobreza nas diversas províncias.

Raúl, La Democracia Desde Adentro, dir. Juan Baldana e Christian Rémoli, 2019 (no youtube)
O documentário coloca o foco no primeiro governo da redemocratização argentina, o de Raúl Alfonsín (1983-1989). O político, grande defensor dos valores democráticos, inaugurou um período de esperança e reparação na Argentina. Alfonsín apoia o histórico Julgamento das Juntas, no qual vários dos chefes militares foram condenados, dando início a exemplar e pioneira política de defesa dos direitos humanos da Argentina.

O filme mostra muito de sua vida privada e política. A crise econômica, porém, cresce em seu período, mostrando que nos últimos anos, o regime militar vinha endividando o país e fazendo crescer a inflação. Alfonsín tentou proteger a economia criando uma nova moeda, o Austral. Aos poucos, porém, a experiência se frustra, e o então presidente não consegue deter a hiperinflação.

Nesta época, a moeda argentina se desvalorizava várias vezes num mesmo dia, empobrecendo a população, que saiu às ruas para saquear supermercados e outros estabelecimentos. Alfonsín teve de antecipar a posse de seu sucessor, Carlos Menem, por não aguentar as pressões.

A Odisseia dos Tontos, dir. Sebastián Borensztein, 2019 (Amazon Prime)
Com Ricardo Darín, Luis Brandoni e Verónica Llinás, o filme conta a história de alguns habitantes do povoado de Villa Alsina, na provincia de Buenos Aires, que decide retomar uma cooperativa falida há mais de 10 anos.
Juntam quase todas as suas economias e as depositam num banco. Porém, quando veem que a crise de 2001 ia ganhando corpo, decidem retirar a quantia.

Tarde demais, chegam à agência no dia em que se impõe no país o “corralito”, que bloqueou o acesso dos usuários a seu dinheiro nos bancos. Além disso, são vítimas de um golpe de um trambiqueiro, que esconde a fortuna num cofre debaixo da terra, num sítio com um complicado esquema de segurança.

O grupo, inconformado, decide reaver a quantia, custe o que custar. Numa comédia de alta voltagem humorística, o filme trata de ver o “estallido” de 2001 desde a perspectiva do absurdo.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR