Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

Estados Unidos

Como a eleição para senador na Geórgia vai influenciar no governo de Joe Biden

O segundo turno da eleição está marcado para 5 de janeiro

por Fabiana Novello em 26/12/20 16:59

Joe Biden e Kamala Harris. Foto: redes sociais

Duas vagas para o Senado dos Estados Unidos ainda estão em disputa na Geórgia e serão fundamentais para o governo de Joe Biden. Atualmente, os republicanos estão com 50 cadeiras e os democratas com 48. Se o partido do presidente eleito conseguir que seus dois candidatos vençam, também ficará com 50 assentos na Casa. Com empate, o voto de minerva será da vice-presidente eleita, Kamala Harris. “Veja que, com 50 a 50, ele (Joe Biden) não pode ter nenhum tipo de dissidência. Ele vai ter que ter seu partido bastante unido em torno das pautas dele”, explicou o professor de relações internacionais da Faap Carlos Gustavo Poggio no programa Vou Te Contar, do canal MyNews.  

Joe Biden vai tomar posse no dia 20 de janeiro. O professor Carlos Poggio avalia que ele poderá ter dificuldades para avançar com suas propostas internamente. “Os democratas saem dessas eleições de 2020 com uma maioria mais apertada do que aquela que eles entraram. Ele vai ter de negociar com republicanos e no Congresso também terá de negociar com a ala mais à esquerda do partido Democrata que não é muito afeita a muitas pautas do Joe Biden”, diz.

Na relação com o Brasil, o meio ambiente pode ser uma questão de maior pressão por parte do governo Biden. “Se com a China Biden vai trazer à tona a questão dos direitos humanos, na questão com o Brasil vai aparecer a questão do meio ambiente”, afirma Poggio. “A nossa única incógnita é qual vai ser a reação do governo brasileiro”.

Poggio também avalia que a administração de Donald Trump ficou caracterizada pelo comportamento do atual presidente. A derrota o faz perder força, mas o professor ressalta que ele se tornou líder de um movimento, o trumpismo. “A gente não sabe exatamente qual vai ser a força desse movimento com o Trump fora da Casa Branca. Então essa é uma questão importante que a gente vai examinar também ao longo do ano de 2021”.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR