Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Economia

MEDIDA INEVITÁVEL

Entenda por que uma nova reforma da previdência pode estar a caminho

Ao MyNews, economista Fabio Giambiagi defende que homens e mulheres se apresentem com 67 anos, e argumenta que países industrializados estão migrando para esse patamar

por Sofia Pilagallo em 17/07/24 21:35

Mara Luquet entrevista o economista Fabio Giambiagi | Foto: Reprodução/MyNews

O economista Fabio Giambiagi defende que, em uma próxima reforma da Previdência, a idade mínima para a aposentadoria aumente para 67 anos, para homens e mulheres. Atualmente, essa idade é de 62 anos para mulheres e de 65 para homens. Em entrevista a Mara Luquet, do MyNews, Giambiagi, que estuda o tema desde o final do século passado, argumenta que não trataria de mais uma ameaça aos idosos, e que países industrializados estão migrando para esse patamar.
O economista rechaça a percepção de que a comparação com a situação de países ricos gere distorção, devido a diferenças na expectativa de vida no Brasil e em outros lugares. Para ele, o brasileiro que chega aos 60 anos tem expectativa devida semelhante a pessoas de outras sociedades. Ele explica que a diferença ocorre na expectativa de vida ao nascer, mas o dado não pode ser levado em conta para efeitos de aposentadoria, pois as mortes antes de um ano e as mortes violentas de jovens puxam a média para baixo.
Giambiagi lembra que nenhum das reformas anteriores – a de FHC, Lula e Bolsonaro – mexeu na idade mínima. A idade hoje é a mesma da estabelecida em 1988, embora, de lá para cá, a expectativa de vida dos sexagenários tenha subido muito, o que justificaria a mudança proposta na idade mínima.
De qualquer maneira, ele sugere que a migração seja feita gradualmente, num horizonte de dez a vinte nos. A economia para os cofres públicos seria imensa.
Veja a entrevista completa:

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR