Para analista de risco político, suspeição de Moro na 2ª Turma do STF fortalece narrativa de que ex-presidente foi alvo de perseguição política
por Juliana Causin em 23/03/21 21:10
O julgamento da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que entendeu que houve parcialidade no processo contra Lula fortalece a tese que o Partido dos Trabalhadores (PT) vem construindo desde 2018, além de garantir maior força política ao ex-presidente. Essa é a avaliação do analista político e CEO da Consultoria Política Dharma, Creomar de Souza.
Em entrevista ao Dinheiro Na Conta, Souza avalia que a decisão desta terça-feira (23) pode ser ainda mais importante, do ponto de vista da narrativa política, do que a decisão do ministro Edson Fachin que anulou as decisões de Moro sobre Lula por julgar incompetente a 13ª Vara Federal de Curitiba.
“A decisão de hoje é mais importante dentro do jogo político porque ela recai sobre os julgadores [do ex-presidente Lula]. Em algum nível, o STF percebeu que Moro julgou Lula com parcialidade. Traduzindo: quer dizer que a tese construída desde 2018 pelo PT ganha muita força”, explica Souza.
O analista lembra que desde a prisão do ex-presidente em 2018, PT e Lula têm alegado que o ex-presidente seria alvo de uma perseguição política para tirá-lo do jogo eleitoral. “A tese de Lula se torna mais forte em termos de pretensões políticas”, diz ele.
Para o analista, que também é colunista do MyNews, a decisão da Segunda Turma tem efeito do ponto de vista político, além de Lula, para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o lavajatismo como plataforma política “porque coloca em xeque a lisura das ações feitas pela Lava Jato”.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR