Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

39 kg de cocaína

PF busca comprovar envolvimento de militar em tráfico de drogas em avião da FAB

A operação Quinta Coluna iniciou em fevereiro e além do tráfico de drogas as investigações também evidenciaram lavagem de dinheiro

por Liliane Machado em 25/03/21 16:38

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quinta-feira (25), três mandados de busca e apreensão relacionados à Operação Quinta Coluna. A operação, instaurada em fevereiro, apura a atuação de uma associação criminosa que se utilizou de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para remeter drogas à Espanha.

De acordo com o boletim da PF, as medidas buscam fortalecer provas que ligam um militar da FAB, que seria o responsável pelo recrutamento de “mulas”, com pessoas relacionadas ao tráfico ilícito de entorpecentes.

Os mandados foram expedidos pela 12ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal com base na análise de documentos apreendidos na fase anterior da operação.

Mala com os 39 kg de cocaína apreendidas com militar da FAB na Espanha.
Mala com os 39 kg de cocaína apreendidas com militar da FAB na Espanha. Foto: Guarda Civil de Sevilla

Operação Quinta Coluna

Além de investigar o tráfico de drogas, as investigações também apontavam para lavagem de dinheiro. Em fevereiro a PF cumpriu 15 mandados de busca e apreensão e 2 mandados que restringiram a comunicação dos investigados e a saída do Distrito Federal.

A Justiça Federal do Distrito Federal ainda determinou o sequestro de imóveis e veículos dos envolvidos no esquema criminoso. Militares da FAB também participam do cumprimento das medidas.

No mês passado, as investigações demonstram que, além do sargento preso na cidade de Sevilha, na Espanha, outras pessoas se associaram ao militar. As investigações apontaram que pelo menos mais uma remessa de entorpecente foi enviada para a Europa.

Em relação à lavagem de dinheiro, as apurações apontaram diversas estratégias do grupo criminoso para ocultar os bens provenientes do tráfico, especialmente a aquisição de veículos e imóveis com pagamentos de altos valores em dinheiro.

Os crimes de associação para o tráfico e lavagem de dinheiro têm penas que vão de três a 10 anos de prisão.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR